O produtor ou a produtora, como queiram, são os responsáveis por conseguir o estúdio, a distribuidora e o financiador de seu filme – isso mesmo, financiador, ou você ainda não tinha pensado na grana?
Se não estava lembrando do “money”, esta é a hora de se acostumar com a ideia de que alguém vai ter que financiar o seu projeto. Assim, é o produtor que irá angariar os recursos necessários para que seu projeto saia do papel.
É de responsabilidade do produtor definir quanto dinheiro está disponível para se iniciar o projeto e cabe a ele, também, organizar o cronograma de filmagem. Se tempo é dinheiro, é a produção que deve fazer com que o tempo sempre esteja correndo de acordo com os prazos definidos, pois os equipamentos, as locações e a mão de obra utilizada têm um custo, e é justamente esse valor que não pode ultrapassar aquilo que antes havia sido orçado.
Por fim, o produtor é o administrador financeiro do projeto, mais do que isso, é a esse profissional que cabe o andamento do filme, uma vez ele sendo o encarregado por toda parte administrativa. Esta área requer muita organização e habilidade para gerir os mais diversos riscos que podem surgir e que inviabilizariam o desenvolvimento do projeto.
Em alguns trabalhos cinematográficos, podemos encontrar até três tipos de produtor, são eles o produtor executivo, o diretor de produção e o produtor, propriamente dito. O primeiro tem como função o controle dos gastos necessários para que o filme avance; o segundo é o responsável por gerenciar o que é preciso para que seja filmada cada cena, ou seja, quais os equipamentos para aquele dia de trabalho, para tal recolhe anotações dos diretores de fotografia, de arte e do diretor do filme em si, para saber o que vai ser usado; o último, e mais comum, é o produtor, que trata de todos os assuntos.