
A escolha do elenco pode ser um dos mais importantes passos para o sucesso do seu filme, isso porque o diretor diversas vezes tem que lidar com o estrelismo de muitos artistas, entre outras questões que podem estar envolvidas. Para se escolher um bom elenco, é necessário saber quem serão os protagonistas ou antagonistas, o elenco de um filme é quem aparece para as câmeras, seja ele figurante ou não.
É imprescindível saber, na escolha do elenco, se serão rodadas cenas perigosas, afinal, nem todos os atores ou atrizes filmam esse tipo de cena. Neste caso, será necessário o uso de dublês, atente-se para a fisionomia do dublê, porque ele deve possuir o mesmo biotipo, ou precisa ser o mais parecido possível com o artista o qual irá substituir. Geralmente, para a escolha de um elenco, a direção do filme se utiliza de um teste, que na grande maioria das vezes, é de escolha própria, sendo quase sempre um monológo.
Atualmente no Brasil, diversas são as escolas que trabalham cursos de artes cênicas, ou seja, ser ator ou atriz não é mais uma tarefa tão difícil assim, basta força de vontade e muito estudo, bons artistas nunca deixam de se aprimorar. No entanto, não existe uma quantidade de escolas na mesma proporção para se tornar um dublê, outra função que também é de extrema importância na cinematografia. Assim como a figuração, que também tem um valor fundamental para o bom andamento e execução de um filme.