Por Douglas Pereira
Depois de horas e horas de trabalho com a gravação, é chegado o momento de passar mais tantas horas em uma ilha de edição para decidir qual será seu produto final. Hora de decidir o que vai e o que não vai entrar na obra principal, digo “principal” pelo seguinte fato: hoje a película não fica restrita somente à televisão, logo quando for convertida para mídias como o DVD e o blue-ray será possível adicionar os making-offs, os extras, alguns erros de gravação e até mesmo o videoclipe da banda que compõe a principal trilha sonora do filme.
Já que falamos de música, vale lembrar também que somente no momento da edição o filme ganha o som. Do mesmo modo, é nesta fase que são inseridos os efeitos especiais, legendas e demais informações que sejam pertinentes ao público final. Para tanto, nesse processo de edição são utilizados diversos programas, são softwares específicos para este tipo de projeto.
Enfim, seu trabalho, no que diz respeito à produção do filme, acabou, no entanto a obra ainda não está nas telas, existe mais um passo para que esse processo seja finalizado, descubra qual é o próximo passo e quais ações são necessárias para que a película chegue ao público.