por Dario PR – Colaborador PORTAL DO CURTA
Estou em Manaus no 9º Amazonas Film Festival, um festival que já tem lugar garantido no cenário cinematográfico brasileiro e internacional. Conta esse ano com a já prestigiada mostra competitiva internacional de longas-metragens, duas mostras competitivas de curtas, (brasileiros e amazonenses), e duas ótimas mostras paralelas, uma de cinema polonês e outra de cinema luso-brasileiro. Além disso, um enorme número de eventos educativos entre oficinas, palestras, debates, seminários, ações ecológicas, cinema nas escolas, nos bairros, e até em comunidades indígenas. Houve até o batizado de uma preguiça real, que teve como padrinhos a Christiane Torloni e o Bruno Garcia. Eu gostei imenso porque “preguiça real” é comigo mesmo.
Zelito Viana recebe homenagem do Secretário de Estado de Cultura Robério Braga
O grande homenageado deste ano foi o cineasta Zelito Viana, Presidente de Honra do Festival. Todos os anos o festival também homenageia uma ator brasileiro. Ano passado foi Tonico Pereira. Este ano Ana Lúcia Torre foi a atriz convidada de honra. Também foram comemorados os 50 anos da Palma de Ouro para O Pagador de Promessas, e Antônio Pitanga veio a Manaus receber a homenagem. Entre os filmes que disputam o Troféu Voo na Floresta, destaque para os brasileiros Era Uma Vez Eu, Verônica (de Marcelo Gomes) e Jorge Mautner – o Filho do Holocausto (de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt). No link abaixo vocês encontram a programação completa com resenhas e fotos de todos os filmes.
http://www.amazonasfilmfestival.com/pt/Programacao03_2012.jsp
Na concorrida cerimônia de abertura no lendário Teatro Amazonas, que concentra grande parte da programação, o Secretário de Estado de Cultura Robério Braga foi o porta voz da homenagem ao cineasta Zelito Viana. Logo após foi exibido o filme de abertura, Colegas, que foi ovacionado como tem sido em todos os festivais onde é exibido. No coquetel conversei com o diretor Marcelo Galvão. Ele me disse que a estreia do filme em circuito comercial foi adiada pra março de 2013, e que agora o filme segue para uma série de apresentações em festivais internacionais. Para quem ainda não leu, aí vai o link da crítica que fiz quando vi o filme pela primeira vez, no Festival de Gramado em agosto passado.
http://cineenlavena.blogspot.com.br/2012/08/carissimos-colegas.html.
Igor Cotrim e Luiz Vitalli no Tapete Vermelho (foto: Wesley Andrade)
Não gosto de falar de celebridades, até por que há outros veículos aqui fazendo apenas isso, mas não posso deixar de dizer que um dos pontos altos do festival é a presença desses atores e atrizes que povoam as nossas mais queridas memórias afetivas. Além dos já citados, estão em Manaus os atores Otávio Augusto, Leonardo Medeiros, Bruno Garcia, Hermila Guedes, Toni Garrido, Heitor Martinez, André Ramiro, Giselle Batista etc (desculpem-me os que não lembrei). Impossível não se comover com as performances poéticas de Igor Cotrim (melhor ator na 7ª edição por Elvis e Madonna). Mas, quem está mesmo arrasando geral é o casal Fernando Alves Pinto e Letícia Sabatella, que são a expressão perfeita do amor, e onde chegam contaminam a galera com o vírus contagiante da paixão. O amor é lindo !!
FOTO: Fernando Alves Pinto e Letícia Sabatella (foto: Wesley Andrade)
No dia seguinte à abertura do Festival, passado o frisson dos holofotes e os flashes no tapete vermelho, Zelito Viana gentilmente me concedeu uma longa e descontraída entrevista, na verdade uma bem humorada e reveladora conversa, gravada em meu celular, e que vai transcrita aqui na íntegra em postagem anexa a esta. Muito obrigado, Zelito, pela magnífica entrevista.
O 9º Amazonas Film Festival, termina nesta sexta, coroado de êxito. Merece destaque o trabalho incansável da BelemCom na assessoria de imprensa nacional, da Press Comunicação na assessoria local, da Intermediarte na assessoria internacional, e do Governo do Estado do Amazonas através da Secretaria de Cultura, garantindo o completo sucesso do evento. O festival deixa saudade. Espero voltar sempre.