Já parou para analisar a responsabilidade e a quantidade do complexo trabalho de um diretor de cinema?
Pois então, como vimos no texto anterior, não podemos dizer que o trabalho de um diretor cinematográfico é fácil. No entanto, como em outras tantas profissões, sempre existe um auxiliar que trabalha organizando e aparando possíveis arestas que podem ficar ao longo de um grande trabalho. Nesse caso em específico, iremos explicar mais sobre o trabalho do assistente de direção, função que requer extrema destreza e habilidade para lidar com as mais inusitadas e variadas situações.
E são justamente essas situações que fazem com que a profissão de assistente de direção seja tão importante para o trabalho cinematográfico. Trabalho esse que pode levar apenas alguns dias ou longos anos. Um assistente tem como principais obrigações as seguintes tarefas: analisar e entender o roteiro, definir a ordem em que as cenas serão filmadas e listar todos os objetos, equipamentos e pessoas relacionadas em um processo de gravação, repassando as devidas informações aos setores responsáveis. Assim, é de responsabilidade do assistente de direção a preparação da fórmula: plano de filmagem, análise técnica e ordem do dia.
Devido a todas as atividades delegadas a um assistente de direção, podemos, em alguns em casos, dizer que ele é o braço direito da direção de cinema, já que, com suas atividades, praticamente expande os olhares do diretor aos locais ou momentos em que não está ou não pode se fazer presente.