Mais de 5 mil diretores e mais de 20 mil filmes estão catalogados no livro que serve como referência de pesquisas e exibições. Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média Metragem é o mais completo levantamento já feito sobre a produção brasileira de curta e média metragem, filmes feitos em película de cinema, Super-8, 16mm e 35mm. Resultado de 4 anos de pesquisa, o dicionário nos remete ao início do cinema no Brasil, quando Affonso Segreto, de volta da França com uma câmera na mão adquirida dos irmãos Lumière, realiza as primeiras imagens da Baía da Guanabara e caminha pela longa produção oficial do INCE, depois INC e depois Embrafilme, além de ciclos regionais e curtas clássicos. Foram catalogados 17.774 filmes e 4.363 diretores, com sinopses bem elaboradas, que informam a ficha completa do filme, seus técnicos, o elenco, o argumento, as participações em festivais, as premiações, os comentários, as curiosidades, enfim, tudo que foi possível informar nesse incrível e árduo trabalho de pesquisa.
O Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média Metragem deve ser considerado como o volume II do seu antecessor, Dicionário de Filmes Brasileiros – Longa Metragem. Os dois, tem a pretensão de listar a nata da produção nacional brasileira, excetuando-se produções em vídeo, filmes institucionais e cine-jornais.
Os profissionais da área e público em geral terão nas mãos mais uma importante ferramenta de trabalho, obra de referência, que vem suprir, assim como seu antecessor, uma lacuna inexplicavelmente existente até então no mercado editorial brasileiro.
Título: O Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média Metragem
Autor: Antônio Leão da Silva Neto
Editora: Antonio Leao