Desde 2003, a Semana ABC de Cinematografia reúne personalidades das diversas áreas da audiovisual, do Brasil e do exterior, em conferências, painéis e debates. Após a Semana, toda a programação é disponibilizada em streaming no site. Ogrande momento do evento é a entrega do Prêmio ABC de Cinematografia, outorgado pelos associados para ascategorias Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem e Melhor Som para filmes de Longa-Metragem e para Melhor Direção de Fotografia em filmes de Curta-Metragem, Publicitários, Estudantis e Programas de TV.
A Semana ABC 2012 acontece de 09 a 11 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
A programação deste ano conta com uma exposição de equipamentos de cinema que acontece no foyer da sala BNDES e na área externa da Cinemateca. Até o momento, os expositores confirmados são Barcelona Filmes, Câmera 2, Cinepro Dot, Electrica, Locall, Quanta Post, Solar Luzes Especiais e White Gorilla. O evento é aberto ao público e a entrada é franca. As senhas serão distribuidas uma hora antes de casa mesa.
PROGRAMAÇÃO SEMANA ABC 2012
09 de maio, quarta-feira
9h30 – Mesa 1: Workflow Digital I
Soluções criativas para o set de filmagem.
Monitoração e direcionamento de cor no set.
Mediador: Marco Oliveira (colorista)
Palestrantes: Daniel Rezende (diretor), Marcos Jorge (diretor), Paulo Barcellos (representante White Gorilla), Ricardo Della Rosa (diretor de fotografia)
11h15 – Mesa 2: Workflow Digital II
Captação | “Revelação” e pós-produção da imagem digital. Perdas e ganhos nos diferentes fluxos de trabalho.
É possível manter o controle da imagem criada pelo diretor de fotografia?
Mediador: Marcelo Trotta (diretor de fotografia)
Palestrantes: Adrian Teijido (diretor de fotografia), Carlos Vecchi (supervisor de pós –produção da O2 Filmes), José Augusto De Blasiis (coordenador de operações do CasablancaLab e do curso de Cinema Digital da Universidade Metodista de São Paulo)
14h30 – Mesa 3: A ABC como ponto de encontro da comunidade
O olhar de produtores, diretores, fornecedores e técnicos sobre as transformações em curso nos modelos de produção tradicionais. Novas tecnologias correspondem a novos métodos?
Mediador: Lauro Escorel (diretor de fotografia)
Palestrantes: André Sturm, Fabiano Gullane, João Daniel Tikimiroff (diretor), Leyla Fernandes (representante Apro),Paulo Ribeiro (representante Abele),
17h00 – Mesa 4: Apresentação da nova câmera Alexa Studio
Apresentação, por representante da ARRI, da sua nova Câmera Alexa Studio e suas recomendações de workflows.
19h30 – Coquetel de abertura oferecido pela ABC e ARRI
10 de maio, quinta-feira
9h30 – Mesa 5: Novas perspectivas no ensino de cinematografia na era digital
Discussão, entre representantes das instituições de ensino, sobre as novas abordagens e os desafios no ensino de cinematografia na era digital.
Mediador: Ninho Moraes (Cásper Libero)
Palestrantes: André Moncaio (AIC), Cleber Eduardo Miranda dos Santos (SENAC), Fernando Scavone (ECA-USP), José Augusto De Blasiis (Metodista), Nina Tedesco (UFF)
11h15 – Mesa 6: A cor na Tela
Um encontro interdisciplinar e investigativo sobre o uso da cor na arte em geral e na direção de arte em particular. Sua potencialidade expressiva na criação do jogo cênico, seu papel na composição do universo visual de um filme, na caracterização e evolução dos personagens e sua função específica dentro da narrativa.
Mediadora: Vera Hamburger (diretora de arte)
Palestrantes: Beth Filipecki (figurinista), Tulé Peake (diretor de arte), Walter Carvalho (diretor e diretor de fotografia)
Coordenação: Ana Mara Abreu, Cassio Amarante, Clo Azevedo, Isabelle Bittencourt, Marcos Carvalheiro, Vera Hamburger
Intervalo: das 13h às 14h
14h30 – Mesa 7: Convidado Internacional: Marcelo Pont
Um dos mais importantes Diretores de Arte do cinema argentino(“O Segredo de Seus Olhos” (2009)de Juan José Campanella, entre outros) compartilha suas experiências profissionais. O objetivo é promover uma reflexão sobre as nossas diferenças e semelhanças dentro da perspectiva de um mercado panamericano de cinema, que nos aproxima e nos une.
Participação: Cassio Amarante (diretor de arte) e Adrian Teijido (diretor de fotografia)
17h00 – Mesa 8: Apresentação da nova câmera F65
Apresentação, por representante da Sony, da sua nova Câmera F65, com projeção em 4K do Demo Reel, e suas recomendações de workflows
11 de maio, sexta-feira
9h30 – Mesa 9: O som no cinema contemporâneo: conceitos e novas tecnologias
A opção estética de um filme influência diretamente as escolhas técnicas e o fluxo de trabalho com o som. Discutir o uso do som no cinema contemporâneo é refletir sobre a importância de se pensar a sonoridade de um filme durante todo o processo criativo, isto é, desde o roteiro. Em última instância, é também analisar a contribuição das novas tecnologias para o processo criativo.
Participação do convidado internacional: Guido Berenblum.
Técnico de som direto e editor de som cinematográfico. Natural da Argentina, é diretor de som de filmes como “O Pântano” (2000), “A Menina Santa” (2004) e “A Mulher Sem Cabeça” (2008), todos de Lucrecia Martel; “Café dos Maestros” (2008) de Miguel Kohan; “Hamaca Paraguaya” (2006) de Paz Encina; “Los Guantes Magicos” (2003) de Martin Rejtman; “Garage Olimpo” (1998) de Marco Bechis, entre muitos outros. Também ministra a oficina “Edição de Som em Formato 5.1” na Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños (EICTV) desde 2010.
Mediador: Bernardo Marquez (editor de som, técnico de som direto e microfonista)
Palestrantes: Eduardo Santos Mendes (sound designer e professor de som da ECA/USP e Tide Borges (técnica de som e professora da disciplina “Direção de Som” na FAAP).
11h15 – Mesa 10: Futuro do Audiovisual
Paradigmas técnicos, artísticos e de negócio na indústria do audiovisual.
Mediador: Carlos Ebert (diretor de fotografia)
Palestrantes: Artur Matuck (pesquisador e artista plástico), Fábio Lima (Diretor fundador da MOBZ), Guido Lemos (professor da UFPB e pesquisador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID), Stuart Bowling (representante da Dolby).
14h30 – Mesa 11: Workflow Digital III
Parte 1 – Perdas e ganhos dos diferentes fluxos de trabalho.
Masterização | DCPs | Diferentes modos de distribuição e Projeção da Imagem e do Som.
Mediador: José Francisco Neto (representante Cinepro/Dot)
Palestrantes: Adhemar Oliveira (exibidor e fundador do Espaço Itaú de Cinema), Jorge Peregrino (distribuidor), Luiz Adelmo (sound designer, editor de som e mixador).
Parte 2 – As futuras tendências do Cinema Mundial:
* Um panorama da entrada do Cinema Digital e 3D no mundo.
* O papel das normas (SMPTE) e especificações (DCI).
* Os princípios básicos do pacote de cinema digital (DCP), e porque isso torna possíveis novos formatos no cinema.
* O futuro: novos formatos de som e de imagens