por Daniel Werneck
Design de som (ou design de áudio) é a arte de manipular as ondas sonoras e suas frequências de forma a criar novas sonoridades bem como efeitos (o barulho de um soco ou de um tiro), trilhas (musica ambiente, temas, etc.) e captação de diferentes tipos de som que podem ser usados para infindáveis situações (como o som de uma mola dentro de um cilindro que o designer da trilogia original de star wars usou para reproduzir o som dos lasers do filme).
O designer de som é, além de responsável pela criação de efeitos sonoros, o coordenador de todo o processo do áudio. É ele que, juntamente com o compositor, da unicidade as trilhas e cenas de forma que uma cena triste transmita essa sensação enquanto que uma cena de ação consiga transmitir impacto e a adrenalina. Cabe ao designer também coordenar os processos da dobragem de áudio ou ADR – automatic dialogue replacement(EUA), Foley(inglês) ou bruitage(francês).
Em suma: o designer de áudio é responsável pela estética geral do som e de seus processos seja no estúdio, no set de filmagem, no teatro ou em qualquer tipo de produção que tenha áudio em sua concepção.