CURTA METRAGEM “TEMPORAL” SOBRE STEPHAN DOITSCHINOFF

Autodidata, Stephan Doitschinoff, conhecido como Calma, filho de um pastor evangélico, neto e bisneto de espíritas e com passagem por terreiros de umbanda, tem sua obra marcada por elementos religiosos. Durante a juventude, já mergulhava em aspectos das religiões orientais, alquimia e arte sacra que também foram incorporados à sua obra.

Envolvido com o skate e movimentos punk e hardcore de São Paulo, passou a mostrar seus trabalhos para outros públicos e assimilar novas características, quando também, em parceria com o cenógrafo Zé Carratu, passou a elaborar capas de discos de bandas e cenários para grandes shows de rock da década de 90.

Em 2001, criou o Festival de Cultura Indie com a reunião de bandas, curtas-metragens, fanzines e selos independentes, além das exposições individuais de fotógrafos e pintores.

A partir de 2002, passou a incorporar à pintura outros elementos como pôsteres, adesivos e estênceis, o que deu um vigor mais urbano para suas obras e rendeu convites para exposições nos Estados Unidos e Europa.

Após fazer uma residência na Inglaterra, retornou ao Brasil e mudou-se de São Paulo para a cidade de Lençóis, no interior da Bahia, onde viveu durante três anos, experiência esta retratada no livro Calma – The Art of Stephan Doitschinoff e no documentário Temporal. Inspirado pelas crenças e histórias de seus moradores, Stephan Doitschinoff desenvolveu seu projeto artístico mais audacioso por meio de intervenções nas casas de famílias de várias comunidades, assim como pintando uma capela e túmulos no cemitério de Lençóis. Essas experiências, que colocaram a cidade na rota nacional de história de arte alternativa, estão registradas no documentário Temporal.
No mesmo ano, a convite do grupo de hip hop N.A.S.A., desenvolveu uma animação para a música Strange Enough.Em abril de 2010, montou exposição na Galeria Choque Cultural, onde, além de expor pinturas e objetos, encenou uma performance da qual participaram as atrizes Kika Martinez e Carolina Manica.

Já expôs suas obras no Museu de Arte de São Paulo e Museu de Arte Contemporânea de San Diego e, em 2011, tem marcada sua segunda exposição individual em Nova Iorque na Galeria Jonathan LeVine (a primeira foi em 2008 e se chamou Novo Mundo).

Documentary short film directed by: Bruno Mitih

Marcelo Macaue

Writer & Blogger

Related Posts:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Olá Pessoas! Marcelo Macaue

Delightful unreserved impossible few estimating men favourable see entreaties. She propriety immediate was improving.

Publicações Populares

  • All Post
  • Africa
  • America
  • Asia
  • Europe
  • Filmes
  • Fotografia
  • Travel Tips
  • Tutorial

Newsletter

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu e-mail para receber as atualizações.

Você foi inscrito(a) com sucesso! Um erro ocorreu.

Posts sobre filmes

  • All Post
  • Filmes

10/02/2017

Documentário “As sementes” revela iniciativas que unem cooperativismo, agroecologia e feminismo Com edição de...

Instagram

Categorias

Tags

Edit Template

Marcelo Macaue © 2025 – Todos os direitos reservados.

Não é permitido essa ação.