Como produzir um teaser?

Por clara Torres

1. Faça uma promessa.

O telespectador precisa de uma razão para ficar ligado. Porque deveria? Prometa um benefício a sua audiência e depois cumpra, é claro. Evite o teaser de esporte, por exemplo, com a expressão “Veja os resultados das partidas e mais”. Não faça teaser de metereologia prometendo a previsão. Isso já é o esperado – é o óbvio.

2. Evite adjetivos subjetivos.

Fantástico, grande, inacreditável, de tirar o fôlego, surpreendente. Evite palavras descritivas muito infladas. Elas enviam o sinal de que você está superestimando aquilo que de fato pode noticiar. Prefira adjetivos objetivos (e que não fujam do campo do provável).

3. Aceite uma segunda opinião.

Aposte na eficácia do processo colaborativo. Tenha certeza de que os editores de imagem estão envolvidos na produção doteaser. Dê espaço para que eles questionem e sugiram mudanças nas chamadas que não funcionam muito bem.

4. Fale e mostre.

Linke palavras, imagens e sons. Antes de escrever, imagine a reportagem que você vai chamar. Ótimos teases requerem imagens e sons igualmente bons. Não ignore o poder do som natural. Considere pegar um sobe som para fugir dos padrões usuais que entediam o espectador.

5. Você é o que você chama.

Se você anunciar uma bobagem, os telespectadores vão se lembrar de você dessa maneira. Mostre aquilo pelo qual você quer ser lembrado. É muito perigoso anunciar coisas sem sentido, sem conteúdo. Esses momentos grudam na mente dos espectadores e definem tudo o que você faz. Não levante falsas expectativas na audiência. Não insinue que alguma coisa é perigosa se não é, por exemplo.

6. Teaser não é reportagem.

Não diga muito. Não tire a necessidade de que o espectador continue assistindo. Teaser não é uma mini-reportagem.

7. Teaser é prioridade.

Ele não deve ser a última coisa que você escreve quando corre contra o tempo. A chamada diz para o telespectador como o seu noticiário é diferente dos outros. O teaserteaser. Grave enquanto você está nos lugares mais importantes da sua reportagem. não deve ser gravado depois que você termina a reportagem. Não espere até o final do dia para filmar o seu

8. Encontre o foco.

Você consegue contar a sua história em poucas palavras? Definir o que mais te surpreendeu? Qual é a sua melhor imagem? Qual é a conexão entre a reportagem e o telespectador? Como a história pode alcançar a mais ampla audiência possível?
Os dois maiores problemas para quem escreve teaser são: não compreender a reportagem e não encontrar o foco da história contada.

9. Ótimos teases evitam os “se você”.

“Se você gosta de tal coisa, então você vai gostar da próxima reportagem. Ou, “se você tem filhos, então…”. Se o espectador não gosto do que você anuncia ou não tenho filhos, então não tem razão para assistir sua reportagem. Ótimos teases evitam a palavra “continua”. Alguma coisa que continua não é novidade – é uma continuação do que já se sabe. Ótimos teases evitam palavras condicionais como deveria, poderia e provavelmente – transmitem uma mensagem evasiva e pouco confiável.

10. Faça o teaser de uma reportagem que o telespectador irá ver assim que voltar do intervalo.

O bom teaser deve ter uma gratificação instantânea somado a uma gratificação atrasada. Não anuncie demais. Faça o teaser de uma ou outra reportagem e não comprima vários teases dentro de uma chamada de bloco. Os telespectadores ficam perdidos. E mais: a cada vez que você exibe um teaser de uma reportagem, essa técnica fica progressivamente menos efetiva dentro do noticiário. Deixa de ser o diferencial e passa a ser o feijão-com-arroz

11. Omita ângulos no teaser, não a informação.

Se o telespectador precisa conhecer a informação agora, dê a informação agora. Não frustre a audiência escondendo informação. Preserve ângulos, não a notícia. Evite chamadas do tipo “A seguir, veja como se manter a salvo de fatalidades”. Não faça teaser de uma notícia que todo mundo vai dar. Anuncie o que o espectador não espera de você. Não diga, por exemplo, “Um incêndio matou cinco pessoas, veja o que aconteceu às 8 da noite”. Ao invés disso chame, “Hoje às 8 da noite, veja como um rádio com defeito provocou a morte de 5 bombeiros”.

12. Respeite seus telespectadores.

teaser não deve enganar os telespectador. Não seduza e mude. Você constrói sua reputação acumulando horas extras, mas a perde do dia para a noite.

Marcelo Macaue

Writer & Blogger

Related Posts:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Olá Pessoas! Marcelo Macaue

Delightful unreserved impossible few estimating men favourable see entreaties. She propriety immediate was improving.

Publicações Populares

  • All Post
  • Africa
  • America
  • Asia
  • Europe
  • Filmes
  • Fotografia
  • Travel Tips
  • Tutorial

Newsletter

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu e-mail para receber as atualizações.

Você foi inscrito(a) com sucesso! Um erro ocorreu.

Posts sobre filmes

  • All Post
  • Filmes

10/02/2017

Documentário “As sementes” revela iniciativas que unem cooperativismo, agroecologia e feminismo Com edição de...

Instagram

Categorias

Tags

Edit Template

Marcelo Macaue © 2025 – Todos os direitos reservados.

Não é permitido essa ação.