por Arianne Brogini
Lee como Drácula
No dia 27 de maio de 1922 nascia, na Inglaterra, Christopher Lee, um dos maiores atores ingleses de todos os tempos e o Drácula mais famoso do cinema.
O ator, que completa 90 anos neste domingo, continua firme e forte na ativa até hoje e esteve em produções históricas. Ele já fez mais de duzentos longas e também atuou em diversas séries de TV.
Sua estreia artística acontecem em 1946 no seriado Kaleidoscope e foram apenas duas participações bem pequenas. Depois disso não parou mais. Passou a trabalhar em muitos filmes e, nesses primeiros anos, em papeis pequenos. Dessa fase inicial há trabalhos como Corridor of Mirrors (1948), Hamlet (1948, mas ele não foi nem creditado), Expedição Antártida (1948),Prelude to Fame (1950).
Ao longo de toda a década de 1960, Lee trabalhou em vários filmes e foi ganhando fama. Mas seu grande passo no cinema inglês surgiu quando surgiu a produtora Hammer Film. A empresa é uma das mais clássicas do cinema inglês e levou para as telas produções históricas de terror. Seu auge foi do fim dos anos 1950 até meados da década de 1970. E Christopher Lee faz parte desta trajetória.
A primeira participação de Lee num filme da Hammer foi em A Maldição de Frankenstein (de 1957), no qual ele interpretava a criatura pavorosa. Mas seu papel mais importante surgiu em 1958, também através da Hammer e foi o longa O Vampiro da Noite. O ator interpreta aqui o Conde Drácula e dá ao personagem um tom eu é uma mistura de ameaçador e sedutor ao mesmo tempo. Com seus dedos longos que pareciam garras, magro e com um olhar congelante, Lee se consagrou e ficou famoso no mundo todo.
Christopher continuou forte em sua trajetória e foi fazendo vários filmes por ano e se transformou num dos atores preferidos da Hammer, atuando em produções de terror. Lee voltou a viver o o rei dos vampiros em Dracula: Prince of Darkness (1966), Drácula: O Perfil do Diabo (1968), Conde Drácula (de 1970, mas esta não é uma produção da Hammer), O Sangue de Drácula (de 1970),Scars of Drácula (de 1970), Drácula no Mundo da Minissaia (de 1972) e Os Ritos Satânicos de Drácula (de 1973).
Depois de sua fase sugadora de sangue, Lee atuou em diversas outras produções. Foi, por exemplo, o vilão Francisco Scaramanga em 007 Contra o Homem da Pistola de Ouro, em 1974. Também este em produções como Aeroporto 77, em 1941: Uma Guerra Muito Louca (de 1979) e até em um episodio de As Panteras.
No fim dos anos 90, começou a atuar em filmes de Tim Burton, diretor que é grande fã do ator. Começou em A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, em 1999 e continuou com A Fantástica Fábrica de Chocolate (de 2005), A Noiva Cadáver (de 2005), Alice no País das Maravilhas (de 2010) e estará em Sombras da Noite que estreia agora em 2012.
Christopher Lee também esteve nos dois primeiros filmes da trilogia O Senhor dos Anéis no qual interpretou o mago Saruman. Lee esteve também em Star Wars: Episódio 2 – Atque dos Clones(de 2002) e Star Wars: Episódio 3 – A Vingança dos Sith no papel de Conde Dooku.
E pensa que parou por aí? Christopher estará também em O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, que estreia em 2013, novamente como Saruman.
. Assim, só nos resta dar os parabéns para Christopher Lee por seus 90 anos e que continue nos assombrando em filmes divertidos.