Como funciona o filme Monstros S.A. – 1

Introdução

Monstros S.A. é um filme de animação sobre dois monstros: Sulley e seu melhor amigo, Mike. Eles trabalham na firma Monstros S.A., a maior indústria de processamento de gritos do mundo dos monstros. Quando uma pequena garota chamada Boo segue Sulley e entra no mundo dos monstros, ele vê que sua vida e sua carreira correm perigo.

A Pixar, empresa de animação que produziu Monstros S.A. nos ajudou a conhecer os bastidores desse grande sucesso, que chegou aos cinemas em 2001. Neste artigo, vamos conhecer o processo de produção de Monstros S.A. e entrar nos detalhes de cada cena. Mas antes vamos conhecer um pouco da história.

'Monstros S.A.' é uma das criações mais inteligentes da Pixar.
Copyright Disney Inc.
Monstros S.A. é uma das criações
mais inteligentes da Pixar.

Em versões mais antigas de Monstros S.A., a história era de um homem de 32 anos que, com a ajuda dos monstros, conseguia ver coisas que ninguém mais via. Com o desenvolvimento da história, a figura do adulto se transformou em uma jovem e inocente garota. Monstros S.A. fala sobre a amizade entre Sulley, um monstro peludo de 2,5 metros, e uma criança chamada Boo.

Sulley, o monstro principal, passa de um simples operário desastrado e infeliz a um monstro assustador de primeira linha. “Quando as pessoas pensam em monstros, elas se lembram de coisas assustadoras, rudes e bizarras”, diz o diretor Pete Docter. “Mas, no nosso filme, eles são como pessoas normais; batem o ponto, falam sobre comida e impostos e também se preocupam com os dentes. Assustar crianças é apenas um trabalho”.

O nome Monstros S.A. foi sugerido por Joe Grant, o lendário artista/roteirista da Disney, co-autor do filme “Dumbo” (1941) e diretor da versão original de “Fantasia”. Grant trabalhou no departamento de animação da Disney até 2005, quando faleceu.

Docter, um grande admirador do trabalho de Grant, sempre conversava com ele sobre esse projeto. Grant respondia com envelopes cheios de desenhos e notas escritas com sua caligrafia elegante. Docter lembra que “Era o título perfeito. Joe era uma grande inspiração para nós”.

Criando os personagens

Vários elementos foram levados em consideração na hora de criar os personagens de Monstros S.A. Nesta página, vamos conhecer um pouco desse processo.

Esculturas de cera das faces foram criadas e digitalizadas para os personagens principais e mais de 50 outros monstros foram criados utilizando kits de partes virtuais. Utilizando a experiência adquirida em projetos anteriores da Pixar, como “Toy Story” e “Vida de inseto”, os modeladores usaram um programa patenteado chamado “Geppetto” para adicionar mais controles e permitir animações mais sutis.

Mike e Sulley são dois carismáticos e charmosos personagens do filme 'Monstros, S.A.'
Copyright Disney Inc.
Mike e Sulley são as estrelas de Monstros S.A.

O animador John Kahrs foi a figura principal na produção de Sulley, o grande monstro que apronta altas confusões. “A performance de John Goodman foi fundamental neste processo”, declara Kahrs. “A voz dele tem um ritmo e textura inigualáveis. Sua voz é grave. Se um urso falasse, provavelmente teria uma voz parecida com a de Goodman. Por isso, acho que ele combinou muito bem com o personagem. A partir de sua performance, consegui dar vida ao personagem”.

Quem liderou a animação do personagem Mike Wazowski, monstro verde de um olho só, foi Andrew Gordon. Gordon diz que “Billy Crystal (o ator que dublou o personagem) improvisa o tempo inteiro em cima das falas, com muito humor e talento. Basicamente, Mike é um globo ocular gigante. Eu fiz várias cenas em close do meu globo ocular para ver o movimento dos olhos quando olho para cima e como a pálpebra reage. Pequenas coisas, como a mudança da pupila, se tornam importantes”.

O animador-chefe de Boo foi Dave DeVan. Naquela época, ele já trabalhava havia cinco anos na Pixar. “Boo foi o personagem mais desafiador de minha carreira na Pixar”, disse DeVan durante o processo de produção. “Alguns dos animadores traziam seus filhos ao estúdio depois do trabalho e Mary Gibbs (a voz de Boo) veio até mim um dia. Ela tinha comido jujuba e tinha muita, muita energia. Ela era muito divertida e deu ao personagem exatamente o que ele precisava.

“Eu tentei fazer com que tivéssemos o controle de que precisávamos e me preocupei para que a expressão facial fosse bastante significativa. O personagem final tinha cerca de 900 controles de animação. É sempre difícil animar humanos em um computador, mas com ‘Geri’s Game’ (um curta da Pixar) e este filme, fizemos um grande trabalho”.

Criando Monstrópolis

Inventar o mundo dos monstros foi uma das tarefas mais desafiadoras e divertidas do time criativo em Monstros S.A.

“Em Monstrópolis, existem prédios imensos feitos de aço e pedra porque os moradores pesam mais de 3 toneladas!”, diz o diretor Pete Docter. “Tudo nesse mundo, de carros a telefones, teria de ser pensado para ser usado por monstros de 20 metros de altura ou pequenos monstrinhos de apenas alguns centímetros”.

O mundo de 'Monstros S.A.' é baseado em cenários industriais reais, como Pittsburgh. Aqui estão alguns detalhes.
Copyright Disney Inc.
O mundo de Monstros S.A. é baseado em cenários industriais reais

No estágio inicial de pesquisa do estilo de Monstrópolis, os designers de produção visitaram fábricas, refinarias, montadoras, hangares e outras locações industriais para ganhar inspiração. Eles também viajaram para Pittsburgh para observar em primeira mão como parecia uma antiga cidade industrial construída ao redor de fábricas.

“Nós nos preocupamos com que os monstros fossem as coisas mais coloridas de Monstrópolis”, diz o designer de produção Harley Jessup. “Então, a cidade é um pouco morta e a fábrica tem um visual divertido e colorido”. No total, foram criados 22 diferentes cenários para o filme. Isso inclui o quarto de Boo, o restaurante de sushi Harryhausen’s e a casa gelada do Yeti.

Marcelo Macaue

Writer & Blogger

Related Posts:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Olá Pessoas! Marcelo Macaue

Delightful unreserved impossible few estimating men favourable see entreaties. She propriety immediate was improving.

Publicações Populares

  • All Post
  • Africa
  • America
  • Asia
  • Europe
  • Filmes
  • Fotografia
  • Travel Tips
  • Tutorial

Newsletter

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu e-mail para receber as atualizações.

Você foi inscrito(a) com sucesso! Um erro ocorreu.

Posts sobre filmes

  • All Post
  • Filmes

10/02/2017

Documentário “As sementes” revela iniciativas que unem cooperativismo, agroecologia e feminismo Com edição de...

Instagram

Categorias

Tags

Edit Template

Marcelo Macaue © 2025 – Todos os direitos reservados.

Não é permitido essa ação.