Em 11 de setembro de 2001, como centenas de milhares fugiram para o sul das torres em chamas, as pessoas rapidamente descobriu algo que muitas vezes esquecemos: que Manhattan é uma ilha.Enquanto as autoridades fecharam todas as pontes, túneis e linhas de suburbanos que ligam Manhattan ao resto do mundo, as pessoas foram presas.
A pequena história contada do que aconteceu a seguir é o foco do meu pequeno documentário, Boatlift, narrado por Tom Hanks. O filme estreou no Centro de Cúpula Política Nacional de Aniversário do 9/11 de Dez Anos, em Washington, DC
Boatlift é a história do maior evacuação da história marítima.
Em 9/11, mais de 500.000 pessoas foram resgatadas de diques de Manhattan em apenas nove horas.Como isso aconteceu? O heroísmo tornou isso possível? A resposta está na resistência do povo a cada dia no local naquele dia, e da comunidade valente de marinheiros, que dobra as águas do porto de Nova York.
Como os edifícios caíram, centenas de rebocadores, balsas, barcos de pesca, cortadores de guarda costeira e outras embarcações correu para o desastre. Eles o fizeram com grande risco pessoal.James Parese, o capitão da Staten Island Ferry, assumiu que ele pode ser o próximo. “Nós somos um grande alvo de laranja no meio desse porto.”
Vincent Ardolino, capitão da V Amberjack, estava em casa no Brooklyn, observando os prédios em chamas na TV. Ele disse: “Eu tenho que ir fazer alguma coisa”, beijou-lhe adeus mulher, correu para seu barco charter.
Estes homens, e centenas como eles, empurrou seus barcos para o porto, e encheu mais e mais com passageiros atordoados. Que a evacuação não foi planeada e ensaiada é notável. Mas o que é ainda mais impressionante é que nem uma única pessoa foi ferido no processo.
A história do boatlift 9/11 é um lembrete do senso de propósito compartilhado e resiliência que invadiu Nova York – eo mundo – no rescaldo dos ataques.
Foi esse espírito que espero que lembrar e comemorar esta semana.
Como Stephen Flynn, do Centro de Política Nacional e organizadora da cúpula de hoje, diz, “de primeira intervenção será sempre o seu melhor para nos ajudar. Mas, na vida real, o sucesso ou o fracasso em nossos momentos de maior necessidade é geralmente determinada pelas ações de pessoas comuns. ”
Boatlift presta homenagem a alguns dos que responderam à chamada em 9/11/2001. Todos nós devemos estar preparados para fazer o mesmo.