Por Douglas Pereira
Finalmente, chegou a tão desejada hora da gravação. Desejada sim, mas não menos trabalhosa. Assim como todas as etapas anteriores e até mesmo as que virão, esta etapa requer muita concentração, afinal de contas, agora, elenco e equipe estão no mesmo barco.
A hora das filmagens é um dos momentos de maior tensão no contexto geral. Isso porque, é aí que se coloca em prática tudo o que foi feito nas etapas anteriores, como roteiro, storyboard e todos os outros passos que você acompanhou até esse momento. Também é de suma importância que se conheçam os locais onde serão rodadas as cenas, para que os profissionais cheguem no local com um “script” pré-estabelecido do que deve ser feito. Assim, não se perde tempo. Lembra do passo em que tratamos da produção, onde descobrimos o quão valioso é o tempo?
Pois bem, hora de toda equipe estar em sintonia, pois agora é o momento da famosa frase: “Luz, Câmera e Ação”.
Neste momento, tudo está em processo de produção e nada pode dar errado. Diversos profissionais estão envolvidos e o tempo para a realização de cada etapa é precioso para obedecer todo o cronograma estabelecido com patrocinadores e demais parceiros que compõem este ciclo. Não é nada fácil conseguir patrocinadores, perdê-los nessa reta final não seria lá muito vantajoso.
As filmagens aconteceram da forma certa e tudo deu muito certo, é hora da edição, acompanhe no passo a seguir.