festival de animação – recife

por G1

No Recife, festival de animação traz mais de 60 filmes e especial de Méliès

Animage acontece de 26 a 30 de setembro, em cinemas, parques e praças.
Evento conta ainda com sessão de animações eróticas e oficinas.
 
'TRAM', da tcheca Michaela Pavlatova, foi exibido este ano em Cannes (Foto: Michaela Pavlatova / Divulgação)
TRAM’, da tcheca Michaela Pavlatova, foi exibido este ano em Cannes (Foto: Michaela Pavlatova / Divulgação)

O cinema de animação será celebrado no Recife e em Olinda a partir do dia 26 de setembro, quando começa o IV Festival Internacional de Animação de Pernambuco (Animage). O evento, que segue até o dia 30, ocupa os cinemas da Fundação e São Luiz, além do Centro Cultural dos Correios, dos parques Dona Lindu, Jaqueira e 13 de Maio, e da Praça do Carmo. Toda a programação tem entrada gratuita. Neste ano, o festival realiza quatro sessões especiais, sendo uma delas uma exibição do clássico “Viagem à Lua”, de Georges Méliès, no Cine São Luiz, durante a abertura oficial do evento, a partir das 20h.

A programação, no entanto, começa um pouco mais cedo: a partir das 16h do dia 26 o público já poderá assistir a mostra competitiva de curtas, no Cinema da Fundação, na Rua Henrique Dias, no Derby. Ao todo, mais 60 filmes integram a mostra competitiva do Animage, que recebeu aproximadamente 358 filmes, vindos de 48 países. Entre os selecionados, o público terá acesso a obras vindas do Canadá, República Tcheca, Estônia, Chile, México e Luxemburgo, entre tantos outros países.

A mostra competitiva acontecerá na Fundaj e no auditório do Centro Cultural dos Correios. A programação detalhada pode ser encontrada no site oficial do Animage. Entre os curtas selecionados, destaca-se “TRAM”, da tcheca Michaela Pavlatova, premiado em festivais como Annecy e exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Outros filmes que também devem chamar a atenção do público são “Agnieska”, de Izabela Bartosik, e o sul coreano “Nak-ta-deul”, de Park Jee-youn. Entre os brasileiros estão obras como “Balada do guarda roupa”, de Diego Akel, “Cafeka”, de Nicholas Paim, e “A Festa de Isaac”, de Ianah Maia.

Os filmes da mostra competitiva concorrem a R$ 13 mil, divididos em quatro categorias: Melhor Curta, Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro e Melhor Curta eleito pelo público. O festival entrega ainda troféus para os filmes que se destacarem nos quesitos Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som.

Méliès será homenageado com exibição de 'Viagem à Lua' (Foto: Georges Méliès / Divulgação)
Méliès será homenageado com exibição de ‘Viagem à Lua’
(Foto: Georges Méliès / Divulgação)

Sessões especiais
Além da exibição de “Viagem à Lua” – que será seguida do documentário “A Extraordinária viagem”, que fala sobre a obra de Méliès – o Animage promove ainda três sessões especiais. Entre elas está a Mostra de Filmes Eróticos, ótima oportunidade para os que ainda acreditam que animações são voltadas apenas para o público infantil.

A sessão erótica acontece na sexta-feira (28), no Cine São Luiz, e contará com 13 trabalhos de 11 países, que exploram a sexualidade e o erotismo em diversos estilos e narrativas. Entra os filmes estão “Carnival of animals”, de Michaela Pavlatova, “Erezione”, de Guido Manuli, e “Laska”, de Michel Socha.

O festival conta ainda com as mostras Tricky Woman e Zaramella. A primeira traz uma coletânea dos melhores filmes dos últimos dez anos do Tricky Woman Film Festival, que acontece em Viena, e conta com animações feitas apenas por mulheres. Na segunda mostra, o público terá acesso aos trabalhos do cineasta argentino Juan Pablo Zaramella, considerado um dos maiores nomes do segmento na América Latina. Zaramella estará presente também no júri do Animage.

Parques
Na programação descentralizada, o Animage leva para as tardes dos parques Dona Lindu (Boa Viagem), Jaqueira e 13 de Maio (Boa Vista), no Recife, e para a Praça do Carmo, em Olinda, uma grade voltada especialmente para o público infantil. Entre os curtas selecionados estão “O Caminho das gaivotas”, do cubano Bárbaro Joel Ortiz com o brasileiro Daniel Herthel; “Shtormovoue preduprezhdeniye”, da russa Aleksandra Shadrina; “Laurinha – O Leão”, do brasileiro Thomate; e “Koffie”, do holandês Sjaak Rood.

Oficinas
Os interessados em trabalhar com animação também terão a oportunidade de participar de oficinas gratuitas, que acontecem entre os dias 24 e 28 de setembro, no auditório do Centro Cultural dos Correios. As inscrições acontecem até esta quinta-feira (20), no site oficial do Animage.

Entre os cursos, o público terá a oportunidade de aprender sobre trilhas sonoras, animação a partir de dispositivos móveis, animação e ilustração 2D e animação em stop motion. O Animage é uma produção da Rec-Beat, com patrocínio dos Correios e do Funcultura/Audiovisual.

Serviço
Animage – IV Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco
26 a 30 de setembro
Cinema da Fundação, Centro Cultural Correios, Cine São Luiz, Parque Dona Lindu, Praça do Carmo, Teatro do IMIP e Barão de Lucena
Entrada franca
Mais informações: www.animagefestival.com

Marcelo Macaue

Writer & Blogger

Related Posts:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Olá Pessoas! Marcelo Macaue

Delightful unreserved impossible few estimating men favourable see entreaties. She propriety immediate was improving.

Publicações Populares

  • All Post
  • Africa
  • America
  • Asia
  • Europe
  • Filmes
  • Fotografia
  • Travel Tips
  • Tutorial

Newsletter

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu e-mail para receber as atualizações.

Você foi inscrito(a) com sucesso! Um erro ocorreu.

Posts sobre filmes

  • All Post
  • Filmes

10/02/2017

Documentário “As sementes” revela iniciativas que unem cooperativismo, agroecologia e feminismo Com edição de...

Instagram

Categorias

Tags

Edit Template

Marcelo Macaue © 2025 – Todos os direitos reservados.

Não é permitido essa ação.