Os dois curta-metragens foram selecionados para o 34th Internacional Short Film Festival em Clermont-Ferrand (França). Destaques no Circuito de festivais de 2011 “A Fábrica”, de Aly Muritiba, e “O Céu no Andar de Baixo”, de Leonardo Cata Preta, são os únicos representantes do Brasil no festival.
“A Fábrica” mostra a estória de um presidiário que convence sua mãe a arriscar a própria segurança para levar um aparelho celular para ele dentro de uma penitenciária, através de uma fotografia incrivelmente sufocante de André Chesini e com a atuação impecável de Eloina Duvoisin, no papel da mãe.
“O céu no andar de baixo” trata-se de uma animação que retrata o frágil Francisco que, desde os 12 anos de idade, faz fotografias de céu, até que um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias e muda sua rotina. Os destaques deste curta ficam pelo lirismo da montagem das animações de Leonardo Cata Preta, que ainda acumula a responsabilidade pelo roteiro, produção, fotografia e direção de arte, e ainda a trilha sonora de Daniel Nunes.
O festival acontece entre os dias 27 de janeiro e 4 de fevereiro de 2012.