A importância do “balanço de branco”

por Venâncio Filho 

“Bater o branco” é um termo usado há anos por fotógrafos, cinegrafistas e demais profissionais da área de capturar imagens. Basicamente significa regular sua câmera para uma determinada situação de luz a partir de um objeto branco.

Sabemos que a luz influencia diretamente nas cores, óbvio. Mas os objetivos que as refletem também influenciam. É o caso do gelo, na foto acima. Ele pode ter saído com aspecto “sujo” (e estava um pouco, mesmo), mas eu consegui todas as nuances do branco no piso, na camiseta do patinador, etc… toda informação está presente sem estourar). Nunca vi neve, mas já li relatos de pessoas frustradas com suas fotos de férias em Bariloche porque todas estouraram, saindo superexpostas. Hoje em dia as funções automáticas das câmeras erram cada vez menos, mas ainda erram! O que eu fiz foi tirar uma foto de uma área branca e dizer à câmera:veja, isso é branco!

O que você faz antes de configurar sua câmera é dar uma olhada na principal fonte de luz do ambiente. Se estiver em área externa, perceba se está nublado e outra variações. Aqueles presets que vem na sua câmera não estão ali à toa. Utilize-os conforme a situação! Há também a opção para bater o branco usando uma foto. Nessa opção, a minha preferida, você fotografa um objeto branco e utiliza essa foto pra dizer à sua câmera: tome isso como branco e regule as demais cores a partir dessa!

Num jantar de formatura ou casamento, por exemplo, geralmente as luzes são mais amareladas. Nesse caso, sempre que chego ao salão eu fotografo um guardanapo ou um pedaço da toalha de mesa. Mesmo ele saindo amarelado, eu sei que ele é branco. A partir dali, minha câmera vai se regular e eu terei cores mais próximas da realidade nas fotos seguintes!

Algo que muita gente gosta de fazer é “errar” o branco de propósito. Usar a câmera setada pra luz de tungstênio num dia de sol, por exemplo. O Cesinha aqui é um entusiasta dessa técnica. Os resultados geralmente impressionam. Muita gente acha que a foto foi manipulada no Photoshop, mas é só “bater o branco” de forma criativa. Batendo na mesma tecla mais uma vez: experimente!

Marcelo Macaue

Writer & Blogger

Related Posts:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Olá Pessoas! Marcelo Macaue

Delightful unreserved impossible few estimating men favourable see entreaties. She propriety immediate was improving.

Publicações Populares

  • All Post
  • Africa
  • America
  • Asia
  • Europe
  • Filmes
  • Fotografia
  • Travel Tips
  • Tutorial

Newsletter

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu e-mail para receber as atualizações.

Você foi inscrito(a) com sucesso! Um erro ocorreu.

Posts sobre filmes

  • All Post
  • Filmes

10/02/2017

Documentário “As sementes” revela iniciativas que unem cooperativismo, agroecologia e feminismo Com edição de...

Instagram

Categorias

Tags

Edit Template

Marcelo Macaue © 2025 – Todos os direitos reservados.

Não é permitido essa ação.