Do UOL
O cineasta italiano Bernardo Bertolucci foi convidado para ser diretor artístico do AFI Fest 2012, evento promovido pelo American Film Institute que acontece entre os dias 1º e 8 de novembro, segundo o site da revista “The Hollywood Reporter”.
Bertolucci substitui o cargo que foi ocupado pelo diretor espanhol Pedro Almodóvar no ano passado. David Lynch, que foi aluno do AFI Conservatory, assumiu o papel em 2010.
Como diretor artístico convidado, Bertolucci selecionou quatro filmes para a programação especial do festival: “Rua 42”, de Lloyd Bacon; “A Regra do Jogo”, de Jean Renoir; “Aurora”, de F.W. Murnau; e “Viver a Vida”, de Jean-Luc Godard.
O festival também apresentará “Electric Chair”, um making of de “Io e Te”, o filme mais recente de Bertolucci, que foi exibido fora da competição no Festival de Cannes 2012
Bertolucci, 71, recebeu nove Oscars pelo filme “O Último Imperador” (1987), além de três prêmios BAFTA, um César, nove David di Donatello e um prêmio especial do júri na primeira premiação da Academia de Cinema Europeu, em 1988.
Bertolucci começou sua carreira como assistente de direção de Pier Paolo Pasolini em “Accattone” (1961), antes de dirigir seu primeiro filme, “La Commare Secca” (1962), aos 21 anos.
Seu segundo filme, “Antes da Revolução” (1964), foi aclamado pela crítica. Sua primeira indicação ao Oscar veio com “O Conformista” (1970), que venceu o prêmio italiano David di Donatello.
Em 1972, “O Último Tango em Paris”, com Marlon Brando e Maria Schneider, recebeu mais duas indicações ao Oscar. Seu épico “1900”, com Robert de Niro, Gérard Depardieu e Burt Lancaster, ajudou a assegurar o lugar de Bertolucci entre os principais cineastas da época, antes do sucesso de “O Último Imperador”.