Publicidade e Super Bowl não são os únicos destaques na conceituada carreira do diretor Bryan Buckley’s. O sócio diretor da Hungry Man será um dos destaques da premiação da 11ª edição do aclamado Tribeca Film Festival, organizado por Robert De Niro há uma década, em resposta aos atentados de 11 de setembro de 2001. Na categoria “Melhor curta Metragem”, o filme vencedor é “ASAD”, curta ficção de 18 minutos que conta a história de sobrevivência de dois garotos em um campo de refugiados na Somália, retrato mais humanizado e emotivo do país famoso pelas crises e violência da Guerra Civil. Com o prêmio, “ASAD” torna-se um potencial candidato ao Oscar de Melhor curta Metragem Ficção.
A narrativa do filme é focada no personagem título da história; um garoto de 12 anos refugiado em uma vila de pescadores em meio á guerra civil de povos africanos. Ao longo do filme, Asad deve fazer uma importante escolha: seguir com a vida simples e honesta de um pescador ou “inspirar-se” no jovem infrator do seu vilarejo e entrar para a pirataria e ilegalidade. O enredo foi inspirado no curta documentário “No Autographs”, produzido pela Hungry Man para a United Nations High Commissioner For Refugees (UNHCR)mostrando o retorno de Luol Deng, astro somali do NBA, para o país de origem. Durante as filmagens, Buckley teve contato com refugiados somalis em Kahuma Refugee Camp, que reunia cerca de 46 mil refugiados na cidade do Kenya; “Suas histórias de vidas vão muito além do que é exposto pela mídia e pelos repórteres da CNN, que tem fascinação pela prata somali e pelo grupo terrorista Al-Shabaab, esquecendo de falar do espírito lutador e de outros aspectos da cultura destes povos”, conta o diretor. “Para tentar retratar com mais fidelidade outros aspectos deste universo, criei e filmei um script em prol de justiça e humanidade para estas pessoas’, finaliza o proprietário da Hungry Man.
“Asad” foi inteiramente filmado na África do Sul em idioma somali e foi distribuído com legendas em inglês. O casting é inteiramente formado de somalis, incluindo os dois protagonistas. “Nenhum deles falava inglês e ambos eram analfabetos, o que foi um desafio ainda maior”, relembra o diretor. Para facilitar a comunicação, Buckley contratou um tradutor. “Os garotos ajudaram muito e foram fantásticos, mesmo sem saber ler e escrever. Para contracenar e gravar, eles apenas decoraram as falas que lhes foram ditas sem script ou qualquer outro ponto de referência escrito. Desta forma, conseguiram encenar todo o diálogo”, finaliza.com mais fidelidade outros aspectos deste universo, criei e filmei um script em prol de justiça e humanidade para estas pessoas’, finaliza o proprietário da Hungry Man.
O Tribeca Film Festival é um dos principais festivais credenciados pela Academia de Hollywood para submeter seus filmes ganhadores a concorrer o Oscar em suas devidas categorias. A competição oficial é formada por 24 filmes, 12 de ficção e 12 documentários. Este ano, “War Witch” e “Uma Noche” foram os principais vencedores. Um arquivo de vídeo com a premiação poderá ser visto em breve em Tribeca (Online) Film Festival.