No verão de 1982, uma canção era escutada em praticamente todos os cantos do país – “Você Não Soube Me Amar”, composta por Evandro Mesquita, Ricardo Barreto, Guto Barros e Zeca Mendigo. A história de um romance juvenil, com ares de história em quadrinhos, com mistura de pop rock com samba de breque foi incluída no primeiro LP da banda carioca Blitz, e o resultado foi a venda de milhares de cópias. Afinal, envolvendo muito chope, batata frita e um bate-papo do vocalista, Evandro, com as backing vocals, Fernanda Abreu e Márcia Bulcão, ela fazia sucesso tanto na recém-criada rádio roqueira de Niterói (RJ), Fluminense FM, e na lona mais animada do Rio de Janeiro, Circo Voador, como no programa de auditório comandado por Chacrinha nas tardes de sábado da TV Globo.
Trinta anos depois, Leonardo Souza dirige e Daniel Accioly produz o ótimo documentário em curta-metragem “Mais de três foi o diabo que fez”, que, em 15 minutos, mostra desde a composição da música até o sucesso estrondoso que obteve, abrindo as portas da indústria fonográfica para dezenas de outras jovens bandas roqueiras, como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Titãs, Ultraje a Rigor, Legião Urbana e Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, entre outras.
O curta tem o depoimento de todos os compositores (sendo que dois deles não se conhecem pessoalmente até hoje), que também relembram o contexto musical e político do início dos anos 1980, quando o Brasil, ainda sob o regime militar, vivia um processo cada vez mais intenso de abertura política. Mesmo com a censura ainda em ação, havia o espaço necessário para que uma nova geração de jovens compositores pudesse passar a se expressar aberta e livremente.
O objetivo é que o filme seja lançado ainda em 2012 e, para isso, Souza e Accioly resolveram aderir a um mecanismo de arrecadação de fundos online, em que os internautas ganham vários brindes relacionados à produção.
Assista o trailer de “Mais de três foi o diabo que fez” :
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=F8ELh0glwwo]