3 Métodos: Planejando a Filmagem de um Documentário Filmando o Documentário Montando e Compartilhando Seu Filme
Um documentário é um vídeo ou filme de não-ficção que aborda assuntos da vida real, pessoas, eventos ou questões. Alguns documentários nos fornecem informações educativas sobre coisas pouco conhecidas. Outros contam histórias detalhadas de pessoas importantes e/ou eventos. Ainda há outros que tentam persuadir o público a concordar com determinado ponto de vista. Independentemente do assunto escolhido, filmar um documentário pode ser uma tarefa séria. Siga este tutorial para obter dicas sobre como criar um documentário que lhe dará orgulho.
Método 1 de 3: Planejando a Filmagem de um Documentário
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Escolha um tópico valioso. Sobre o que seu filme será? Seu documentário deve valer o tempo que o espectador gastará (sem mencionar o seu próprio). Certifique-se de que o tópico não seja algo mundano ou universalmente aceito. Tente, em vez disso, focar nos assuntos que são controversos ou pouco conhecidos, ou tente dar uma opinião diferente sobre determinada pessoa, questão ou evento notoriamente conhecido pelo público. Em termos simples, tente filmar coisas que sejam interessantes e evite o que for chato ou ordinário. Isso não significa que seu documentário deva ser grandioso ou enorme – documentários menores e em menor escala também têm a oportunidade de ressoarem com o público se a história contada for cativante.
- Ainda que documentários sejam educacionais, eles ainda precisam segurar a atenção do público. Aqui, um bom assunto pode fazer maravilhas. Muitos documentários tratam de assuntos sociais controversos. Outros são sore eventos passados que despertam fortes emoções. Alguns desafiam coisas que a sociedade enxerga como normais. Alguns contam a história de indivíduos ou eventos para gerar conclusões sobre determinados temas ou questões. Independentemente de você escolher uma dessas abordagens ou não, certifique-se de que o tema tenha potencial para prender a atenção do público.
- Por exemplo, seria uma péssima ideia fazer um documentário sobre a vida cotidiana em uma cidade pequena caso você não esteja “realmente” certo de que é possível transformar vidas ordinárias em coisas interessantes e significativas de alguma forma. Uma ideia melhor seria filmar a vida cotidiana de uma cidade pequena enquanto exibe a história de um assassinato violentíssimo que ocorreu no local, demonstrando como os habitantes do lugar foram afetados pelo crime.
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Dê um propósito ao seu filme. Bons documentários quase sempre têm um sentido – um bom documentário pode fazer uma pergunta sobre a forma como nossa sociedade opera. Ele pode tentar provar ou antagonizar a validez de determinado ponto de vista ou pode tratar de um evento ou fenômeno desconhecido pelo público em geral na esperança de exibir ação. Até mesmo documentários sobre eventos que aconteceram há muito tempo geram laços com o mundo de hoje. Apesar do nome, o propósito do documentário não é apenas “documentar” algo que aconteceu. O objetivo do documentário não deve ser apenas demonstrar que algo interessante ocorreu – um documentário realmente bom deve “persuadir, surpreender, questionar e/ou desafiar” o público. Tente demonstrar à audiência “por que” você se sente de determinada maneira quanto às pessoas e coisas filmadas.
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- O aclamado diretor Col Spector afirma que, além de não escolher um tema valioso, não fazer perguntas e não escolher um tema interessante são dois dos mais sérios erros que um documentarista pode cometer. Spector afirma: “Antes de filmar, pergunte a si mesmo, o que estou perguntando e como esse filme expressa minha forma de enxergar o mundo?” [1]
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Pesquise sobre seu assunto. Mesmo que você esteja familiarizado com o tópico, é uma ideia muito inteligente pesquisá-lo extensivamente antes de começar as filmagens. Leia o máximo que puder sobre o assunto. Assista a filmes que já existem sobre o assunto. Use a internet e qualquer bibliografia à qual você tenha acesso para encontrar informações. Mais importantemente, converse com pessoas que conheçam ou que se interessem pelo tema – as histórias e os detalhes fornecidos por tais pessoas lhe guiarão durante a fase de planejamento.
- Assim que você decidir qual será seu tópico geral, use sua pesquisa para estreitar o assunto. Se, por exemplo, você se interessa por carros, analise pessoas, eventos, processos e fatos relacionados a automóveis e escolher um fato que tenha lhe interessado “em específico”. Por exemplo, você pode fazer um documentário sobre carros tratando apenas de um grupo específico de pessoas que trabalham com automóveis clássicos – assim, você reúne as pessoas e pede para que elas falem sobre o assunto. Documentários com um foco normalmente são mais fáceis de filmar e ocasionalmente se tornam mais atraentes para o público.
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Recrute sua equipe, se necessário. É inteiramente possível uma única pessoa pesquisar, planejar, filmar e editar o documentário sozinha, especialmente se o escopo do trabalho for relativamente pequeno ou íntimo. Porém, muitos podem achar que essa abordagem “uma pessoa, uma câmera” é bastante difícil, o que ela gere uma filmagem amadora e pouco polida. Considere contratar ou recrutar ajudantes experientes para o documentário, especialmente se você estiver lidando com um assunto ambicioso ou se quiser um trabalho de qualidade profissional.
- Para obter ajuda, você pode tentar recrutar amigos e conhecidos qualificados; divulgar o projeto através de postagens online ou panfletos; ou através do contato com uma agência de talento. Aqui estão alguns tipos de profissionais que podem ser úteis para suas intenções:
- Filmadores
- Iluminadores
- Escritores
- Pesquisadores
- Editores
- Atores (para recriações/sequências com script)
- Editores/gravadores de áudio
- Consultores técnicos
- Para obter ajuda, você pode tentar recrutar amigos e conhecidos qualificados; divulgar o projeto através de postagens online ou panfletos; ou através do contato com uma agência de talento. Aqui estão alguns tipos de profissionais que podem ser úteis para suas intenções:
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Aprenda as técnicas de filmagem. Documentaristas sérios devem, no mínimo, compreender como os filmes são produzidos, manipulados, filmados e editados, mesmo que eles não consigam fazer tudo isso sozinhos. Se você não estiver atento ao processo técnico por trás da criação fílmica, pode ser interessante estudar sobre a elaboração de filmes antes de produzir o documentário. Muitas faculdades oferecem cursos de “Cinema”, mas você também pode obter experiência prática ao trabalhar perto de sets de filmagem, e não apenas na frente ou atrás de uma câmera.
- Ainda que muitos diretores tenham um background de faculdade de cinema, o conhecimento prático pode passar por cima da educação formal em cinematografia. Por exemplo, o comediante Louis C.K., que trabalhou como diretor no cinema e na televisão, ganhou experiência trabalhando na TV aberta.[2]
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Organize, delineie e faça um cronograma de suas filmagens. Você não precisa saber “exatamente” como seu documentário será montado antes do início das filmagens – você pode descobrir coisas durante o processo de produção que mudarão planos ou oferecerão novos caminhos para investigações. Porém, você definitivamente deve ter um plano antes de começar a filmar, incluindo um delineamento relativo a filmagens específicas. Ter um plano preparado antes da hora lhe dará tempo extra para agendar entrevistas, trabalhar com conflitos, etc.. Seu plano para filmar deve incluir:
- Pessoas específicas que você quer entrevistar – faça contato com elas antecipadamente para agendar as entrevistas.
- Eventos específicos que serão cobertos – organize as viagens para esses eventos. Compre tickets, se necessário. Você deve conseguir a permissão dos planejadores do evento para filmar a ocasião.
- Escritos específicos, imagens, desenhos, músicas e outros documentos que serão utilizados. Consiga a permissão para usar tais elementos dos criadores antes de adicioná-los ao documentário.
- Qualquer recriação dramática a ser filmada. Procure atores, roupas e localizações para filmar bem antes do tempo.
Método 2 de 3: Filmando o Documentário
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Entreviste pessoas relevantes. Muitos documentários devotam boa parte de suas durações a entrevistas cara-a-cara com pessoas que conhecem o assunto da película. Escolha uma seleção de pessoas relevantes para entrevistar e colete o máximo de informações que puder dessas entrevistas. Você pode espalhar fragmentos dessa filmagem pelo documentário para provar seu ponto ou passar sua mensagem. Entrevistas podem ser feitas ao estilo “noticiário” – em outras palavras, colocar o microfone no rosto da pessoa. Porém, você provavelmente quer confiar mais nas entrevistas cara-a-cara com ambos sentados, já que, assim, é possível controlar a iluminação, o ambiente e a qualidade de som da filmagem, além de permitir que o sujeito relaxe, aproveite o tempo, conte histórias, etc..
- Essas pessoas podem ser famosas ou importantes – autores bem conhecidos que escreveram sobre o tema, por exemplo, ou professores que o estudaram extensivamente. Porém, muitas dessas pessoas podem “não” ser famosas ou importantes. Elas podem ser pessoas normais cujos trabalhos lhes deram familiaridade com o tema, ou pessoas que simplesmente testemunharam um evento importante de primeira-mão. Eles podem, em certas situações, ser completamente ignorantes quanto ao seu tema – pode até ser esclarecedor (e divertido) para o público escutar a diferença entre a opinião de uma pessoa conhecedora do tema e de uma outra ignorante.
- Digamos que nosso documentário seja sobre aficionados em carros clássicos de Austin, Texas. Aqui estão alguns tipos de pessoas que poderiam ser entrevistadas: membros de clubes de carros clássicos ao redor da cidade; colecionadores ricos; velhos que reclamam sobre o barulho que esses veículos fazem pela cidade; visitantes de primeira-viagem de eventos relacionados a carros antigos; e os mecânicos que trabalham com tais automóveis.
- Se você está travado no que tange a confecção de perguntas para a entrevista, reflita de acordo com indagações simples: “quem?”, “por quê?”, “quando?”, “onde?” e “como?”. Normalmente, fazer essas perguntas básicas sobre o tema será suficiente para fazer o entrevistado contar uma história interessante ou conferir alguns detalhes esclarecedores.
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Consiga filmagens de eventos relevantes. Uma das grandes vantagens de documentários (em oposição aos filmes dramáticos) é que eles permitem que o diretor exiga ao público “imagens reais” de eventos da vida real. Desde que você não infrinja nenhuma lei de privacidade, consiga o máximo de filmagens reais que conseguir. Filme eventos que apoiem o ponto-de-vista do documentário, ou, se o tema da película aconteceu no passado, entre em contato com agências ou pessoas que tenham documentos/filmagens históricas para obter permissão para usar tais materiais. Por exemplo, se você estiver fazendo um documentário sobre a brutalidade policial durante os protestos do Occupy Wall Street, pode ser desejável entrar em contato com pessoas que participaram do evento e que fizeram filmagens.
- No nosso documentário sobre veículos, obviamente desejaríamos filmar muitas exposições de carros clássicos acontecendo em Austin. Se formos criativos, há muitas outras coisas que podemos filmar – uma discussão no centro da cidade ou uma proposta para banir as exibições, por exemplo, poderiam criar uma tensão dramática animadora.
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Filme cenas estabelecedoras. Se você assistiu a documentários anteriormente, certamente deve ter notado que a película não é totalmente composta apenas por entrevistas e filmagens de eventos sem nada entre esses elementos. Por exemplo, normalmente a filmagens levando a entrevistas que estabelecem um humor ou exibem “onde” a entrevista acontecerá ao mostrar o exterior do prédio, o céu da cidade, etc.. Essas são as “cenas estabelecedoras”, e elas tem uma participação pequena, ainda que importante, em seu documentário.
- Em nosso documentário sobre carros, queremos filmar cenas estabelecedoras em locais onde nossas entrevistas ocorrerão: nesse casso, museus de carros clássicos, oficinas, etc.. Também queremos filmar um pouco do subúrbio de Austin ou os monumentos históricos do local para fazer o público se familiarizar com o local.
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Filme o Rolo B. Além das cenas estabelecedoras, você também gostará de produzir material secundário conhecido como “Rolo B” – pode ser a filmagem de objetos importantes, processos interessantes ou reunião de imagens de eventos históricos. O rolo-B é importante para manter a fluidez visual de seu documentário, garantindo a ele um ritmo contínuo, e permitindo que a película permaneça visualmente ativa mesmo quando o áudio se concentra na fala de uma pessoa.
- Em nosso documentário, desejaríamos coletar o máximo de Rolo-B de carros possível – filmagens glamorosas dos corpos de veículos brilhantes, faróis, etc.. Também gostaríamos de cenas contendo carros em movimento.
- O Rolo-B é especialmente importante se seu documentário irá usar muita narração. Visto que não é possível colocar a narração em cima de entrevistas sem impedir o público de escutar o que o sujeito diz, você normalmente narra enquanto passa imagens do RoloB. Você também pode usar o Rolo-B para mascarar as falhas em entrevistas. Por exemplo, se o sujeito tossiu no meio de uma grande entrevista, é possível remover a tosse e colocar o áudio da entrevista em cenas do Rolo-B para mascarar o corte.
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Filme recriações dramáticas. Se não houver filmagens reais de um evento discutido pelo documentário, é aceitável usar atores para recriar o evento para sua câmera, desde que a recriação seja embasada por fatos e que fique perfeitamente claro para a audiência que a cena nada mais é que uma simulação. Seja “razoável” na hora de filmar recriações dramáticas – certifique-se de que tudo seja baseado na realidade.
- Algumas vezes, recriações dramáticas apagarão as faces dos atores. Isso acontece pelo fato de o público não aceitar bem o fato de ver um ator representando uma pessoa real num filme que também contém imagens do homem/mulher tratado.
- Você pode querer filmar ou editar essas cenas de maneira a fazer com que seu estilo visual difira do resto do filme (por exemplo, ao deixar tudo em preto-e-branco). Dessa maneira, fica fácil para a sua audiência descobrir se a cena é real ou recriação.
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Mantenha um diário. Enquanto você filma o documentário, mantenha um diário que indique como foi cada dia de filmagem. Inclua todos os erros cometidos e todas as surpresas inesperadas encontradas. Também considere escrever um breve delineamento para o próximo dia de filmagens. Se o sujeito de uma entrevista lhe disse algo que lhe deu vontade de perseguir um novo ângulo para o filme, anote isso. Ao acompanhar os eventos de cada dia, você terá uma chance melhor de permanecer no caminho certo e trabalhar de acordo com a agenda.
Método 3 de 3: Montando e Compartilhando Seu Filme
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Faça um delineamento para o filme acabado. Agora que você coletou todas as filmagens para seu documentário, será preciso começar a organizá-lo numa ordem que o torne interessante, coerente e que o faça conquistar a atenção do público. Faça um delineamento detalhado cena-a-cena para guiar o processo de edição. Forneça uma narrativa coerente que prove seu ponto de vista para a audiência. Decida qual cena irá logo no início, quais irão no meio e qual irá no final – e quais não estarão no filme. Demonstre as filmagens mais interessantes, e corte qualquer coisa repetitiva, chata ou inútil.
- Em nosso documentário sobre carros clássicos, podemos querer começar com uma excitante ou incrível exibição de veículos para colocar os espectadores no mundo dos colecionadores. Em seguida, mergulhamos para os créditos de abertura, seguidos de filmagens de entrevistas, clipes, etc..
- O final do documentário deve ser algo que conecte as informações do filme de maneira interessante, reforçando o tema principal. Poderia ser uma imagem final chocante ou um comentário memorável de um entrevistado. No nosso documentário sobre carros, poderíamos escolher terminar o filme com um veículo sendo desmontado para ter suas peças vendidas – um comentário sobre o fato de que a apreciação por veículos antigos está morrendo.
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Grave uma narração. Muitos comentários usam a narração por áudio para ligar as pontas do filme, ligando entrevistas a filmagens de maneira a produzir uma narrativa coerente. Você pode gravar a narração sozinho, chamar um amigo para ajudar ou até contratar um dublador profissional. Certifique-se de que a narração seja clara, concisa e compreensível.
- Geralmente, uma narração deve aparecer onde o áudio não é importante – você não quer que o público perca informações. Coloque a narração em cenas estabelecedoras, no Rolo-B ou em filmagens verdadeiras onde o áudio não seja tão necessário para a compreensão do que se passa na tela.
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Crie inserções gráficas/animadas. Alguns documentários usam imagens estáticas ou animadas para transmitir fatos, figuras e estatísticas para o espectador na forma de texto. Se seu documentário estiver tentando provar um certo argumento, pode ser desejável exibir fatos que provem sua tese.
- No nosso documentário sobre carros, desejaríamos usar textos na tela para exibir estatísticas específicas – por exemplo, oo número descendente de membros em clubes de carros clássicos em Austin e no resto do país.
- Use com cautela – não bombardeie constantemente seu público com dados numéricos e textuais. O público pode ficar exausto se ficar lendo montanhas de texto – portanto, use esse método direto apenas para passar as informações mais importantes. Uma boa regra geral é, sempre que possível, “exibir, e não contar“.
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Edite seu filme. Você tem todos os pedaços – agora é a hora de reuni-los. Use um programa comercial de edição para montar as filmagens e produzir um filme coerente em seu computador (muitos computadores hoje possuem programas básicos de edição de vídeo.). Remova “tudo” que não se encaixar logicamente no tema de seu filme – por exemplo, você pode querer remover partes de entrevistas que não lidaram diretamente com o tópico da película. Aproveite seu tempo durante o processo de edição – dê muito tempo a si para deixá-lo direito. Quando achar que terminou, durma e volte a assistir o filme novamente. Faça qualquer outra edição que parecer necessária. Lembre-se de Ernest Hemingway achava de seus primeiros rascunhos.
- Faça com que seu filme seja o mais curto possível, mas seja um editor razoável e ético. Por exemplo, se durante as filmagens você encontrar uma forte evidência que “contradiga” o ponto de vista de sua película, é um pouco ingênuo fingir que ela não existe. Em vez disso, modifique a mensagem do filme ou, melhor ainda, encontre um novo contra-argumento!
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Faça uma exibição. Após editar o filme, você provavelmente desejará compartilhá-lo. Afinal de contas, os filmes foram feitos para serem assistidos! Exiba seu filme para alguém conhecido – pode ser um pai, um amigo ou alguém cuja opinião seja confiável.
- Esteja preparado para receber feedback honesto. Peça aos espectadores para que eles critiquem a película. Afirme que eles não precisam se segurar – você quer saber quais os pontos fortes e fracos de sua obra. De acordo com o que eles disserem, você pode querer voltar à edição e consertar o que precisa ser editado. Isso potencialmente (mas não necessariamente) pode significar filmar novamente algumas coisas ou adicionar novas cenas.
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Divulgue a obra! Quando seu filme estiver “exatamente” da maneira que você deseja e lhe parecer bastante bom, será hora de exibi-lo. Convide amigos e familiares para que eles assistam a edição final e “conversem com o diretor”. Se você for corajoso, pode disponibilizar o filme gratuitamente num site de Streaming (como o YouTube) e compartilhá-lo através das redes sociais/outros meios de distribuição online.
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Leve o documentário para a estrada. Se você acha que tem um grandioso documentário em mãos, tente lançá-lo nos cinemas. Normalmente, o primeiro lugar onde um filme independente poderá ser exibido é num festival de cinema. Procure por festivais próximos da cidade onde você vive. Normalmente, eles ocorrerão em cidades grandes, mas ocasionalmente tais eventos param em municípios menores. Coloque seu filme no festival para obter uma chance de exibi-lo. Normalmente, você terá de fornecer uma cópia de seu filme e pagar uma pequena taxa. Se seu filme for selecionado entre vários outros, ele será exibido no festival. Filmes particularmente bem-recebidos ocasionalmente são comprados por empresas de distribuição de películas para fazer um lançamento maior!
- Os festivais de cinema também lhe oferecem a chance de ganhar visibilidade como diretor. Em festivais de cinema, diretores normalmente precisam falar sobre si mesmos e sobre seus filmes em discussões de painéis e em sessões de Perguntas e Respostas.
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Inspire-se! Fazer um documentário pode ser uma experiência longa e árdua, mas também pode ser imensamente recompensadora. Filmar um documentário lhe dá a chance de entreter e cativar a audiência enquanto a educa. Além do mais, documentários oferecem a criadores de filmes uma chance rara de mudar o mundo de maneira realista. Um ótimo documentário pode iluminar um problema social ignorado, mudar a maneira pela qual certas pessoas e eventos são vistos, e até causar mudança no modo de agir da sociedade. Se você estiver encontrando dificuldades para encontrar motivação ou inspiração para a criação de seu próprio documentário, considere assistir e/ou pesquisar qualquer um dos filmes influentes listados abaixo. Alguns deles foram (e ainda são) vistos como divisores de águas e/ou altamente controversos – um bom documentarista recebe bem a controvérsia.
- Born in Brothels, de Zana Briski & Ross Kauffman
- Hoop Dreams, de Steve James
- Tupac: Resurrection de Lauren Lazin
- Supersize Me de Morgan Spurlock
- Thin Blue Line, de Errol Morris
- Vernon, Florida, de Errol Morris
- American Dream, de Bárbara Kopple
- Roger&Me de Michael Moore
- Spellbound, de Jeffrey Blitz
- Harlan County U.S.A. , de Barbara Kopple
- Burden of Dreams, de Les Blank’s
- Zetgeist: Moving Forward, de Peter Joseph
Criado por Translation Admin FR, Rafael Bemerguy, Ciccio Veronese, Chris Hadley