mágica da animação
Monstros S.A. é um dos filmes de animação clássicos criados pela Pixar. Como funciona esse processo de animação? Começa com alguma idéia de um funcionário da Pixar. Ele mostra essa idéia para o time de desenvolvimento e conversam sobre as possibilidades financeiras da produção. Então, eles escrevem uma sinopse – um resumo da idéia principal do filme. Às vezes, muitas sinopses da mesma história são escritas para serem julgadas e finalmente escolhidas.
Passada a fase da sinopse, o roteiro é escrito e os storyboards são desenhados. Os storyboards são como uma versão do filme em histórias em quadrinhos, sendo utilizados para criar uma percepção visual da ação e dos diálogos. Os artistas conseguem visualizar as seqüências e desenhá-las; depois, mostram o trabalho para o diretor.
![]() Copyright Disney Inc. A animação de alta tecnologia torna Monstros S.A. realista e charmoso |
Vozes temporárias são adicionadas ao storyboard. Mais tarde, quando a história e os diálogos estiverem mais bem elaborados, atores profissionais gravam as falas, utilizando o roteiro e improvisos. Os atores gravam diversas falas e a melhor delas é finalmente adicionada à animação. Às vezes, as vozes gravadas no ensaio são tão boas que acabam indo para a versão final.
Depois, os personagens, cenários e acessórios são criados à mão e escaneados em três dimensões ou então modelados em 3D diretamente no computador. Em cada um deles existem os “avars”, que são pontos colocados nos objetos 3D que o animador usa para mover o objeto ou personagem. Alguns personagens têm mais de 100 avars somente na face.
Depois, o cenário em 3D é criado com acessórios reais como cadeiras, cortinas e brinquedos. Para criar um mundo realista, os cenografistas trabalham com o diretor para que a visão inicial do diretor seja reproduzida.
O próximo passo é começar a filmagem. Para transformar a história em cenas tridimensionais, os designers de personagens fazem a coreografia dos “atores” e usam uma câmera virtual para tirar fotos que capturem a emoção de cada momento. Diversas fotos são tiradas e as melhores são selecionadas.
Quando a cena está completa, a versão final é enviada para a equipe de animação. Os animadores da Pixar não desenham as cenas, como na animação tradicional. Como os modelos, personagens, layout, diálogos e sons já estão prontos, os animadores são como controladores de marionetes. Utilizando o programa de animação da Pixar, eles criam os movimentos e expressões faciais dos personagens em cada cena. Eles fazem isso utilizando controles de computador e os avars dos personagens. O computador, então, deixa a animação mais fluida.
Depois, o cenário e os personagens são sombreados. O processo de sombreamento é feito com os “shaders”, programas que criam variações complexas nas cores. O processo permite que as cores mudem dependendo da luz, como os reflexos da luz nos olhos do personagem.
A iluminação, então, finaliza o visual. Utilizando luzes digitais que se comportam da mesma maneira que a luz em um palco, cada cena é iluminada. Preenchimento, luzes e ambiente do quarto são importantes ferramentas de aprimoramento do clima e emoção de cada cena.
O próximo passo é a versão, que é a tradução da informação na cena (cenários, cores, movimento dos personagens, etc) em um único frame de filme. Cada frame representa 1/24 de segundo de tempo em tela e demora cerca de seis horas para ser criado. Alguns frames chegam a demorar 90 horas.
Na parte final do processo, a música e os efeitos sonoros são adicionados. O departamento técnico grava os frames digitais em filme ou no formato apropriado para projeção digital.
A trilha sonora
Monstros S.A. é a quarta parceria entre a Pixar e o aclamado compositor Randy Newman. Seu trabalho no filme tem influência do jazz e das big bands dos anos 40. Existe até mesmo uma canção nos créditos chamada “If I Didn’t Have You”, cantada por John Goodman e Billy Crystal.
![]() Copyright Disney Inc. O famoso cantor/compositor Randy Newman está por trás da trilha sonora de Monstros S.A. |
“Ele criou temas memoráveis para cada um dos personagens principais”, disse o diretor Peter Docter. “O tema de Sulley é heróico, ao passo que o de Mike é um pouco jazzístico, com instrumentos de sopro”.
Para adicionar uma característica única às músicas de Newman em Monstros S.A., os produtores utilizaram instrumentos bastante incomuns. Gaitas, um acordeão, marimbas, cimbasso (uma mistura de tuba com trombone), oboés e saxofones são alguns dos instrumentos que dão vida à trilha sonora desse filme.
Newman diz que “Todos os filmes precisam de muitas emoções, mas o mundo que criamos em Monstros S.A. é completamente único e a música tinha de seguir essa idéia. É como o mundo real, onde as pessoas vão trabalhar. A diferença é que eles são monstros. Felizmente, a música intensifica as emoções e a tensão nas situações perigosas”.
Melhores momentos
Uma das razões que fez de Monstros S.A. um filme de tanto sucesso foram as cenas memoráveis. As crianças assistem às mesmas cenas diversas vezes seguidas. Baixe o guia de cenas de Monstros S.A. (em inglês) aqui para ler um pouco mais sobre as cenas deste filme. A seguir, os melhores momentos deste longa animado.
Cena 2: Monstro no armário
Um garotinho imagina que existem monstros em seu quarto durante a noite. De repente, um monstro de verdade pula em sua cama e o alarme dispara. O garotinho não é real e isso é apenas uma simulação de prática de sustos em Monstros S.A. O monstro iniciante se chama “Bile” e é orientado por seu instrutor a não deixar a porta do armário aberta.
![]() Copyright Disney Inc. Qual é seu monstro favorito? |
Cena 3: Waternoose
O presidente de Monstros S.A., um monstro-polvo chamado Sr. Waternoose, explica a Bile e aos outros monstros os perigos de um encontro com as crianças. Ele então explica como os monstros entram no mundo dos humanos através de uma porta de armário para assustar as crianças. Os gritos das crianças são convertidos em energia que a firma Monstros S.A. usa para gerar energia elétrica em Monstrópolis. Ele diz que o monstro mais assustador da firma se chama Sulley.
Cena 4: Exercícios matinais
É a cena em que conhecemos Sulley e Mike, que acabaram de acordar. Sulley é um monstro azul e peludo e Mike é um globo ocular gigante com dois pés. Mike ajuda Sulley a realizar seus exercícios matinais de sustos, como o “pés assustadores” e “Não deixe as crianças tocá-lo”. Depois, eles assistem ao comercial de Monstros S.A. na TV. O comercial é estrelado por eles mesmos e por seus colegas.
Cena 8: A sala de treinamento de sustos
Os monstros que trabalham assustando as crianças vão ao trabalho. Cada um deles entra numa porta preparada por seu assistente (Mike é o assistente de Sulley). Ao abrir a porta do outro lado, eles se transportam para o quarto de uma criança no mundo dos humanos. Eles assustam as crianças e voltam para a firma Monstros S.A., através da mesma porta. Randall vai muito bem e até um pouco melhor do que Sulley.
Cena 9: 23-19
Um monstro chamado Georgie volta à firma com a meia de uma criança grudada em suas costas. O alarme toca. Ele está contaminado! Os oficiais da Agência de Detecção de Crianças desce até a sala dos sustos para destruir a meia e raspar todo o pêlo de Georgie. Waternoose não está feliz; a fábrica terá de ser desativada por meia hora.
Cena 12: Harryhausen’s
Mike e Celia estão em um encontro amoroso no Harryhauesen’s, um restaurante de sushi cheio de monstros. Sulley interrompe o jantar para avisar a Mike sobre a criança, mas a pequena humana pula de sua bolsa. Com um simples “Boo!”, ela assusta todos os monstros no restaurante. Sulley e Mike escondem a criança e a levam para fora do restaurante, antes que a ADC chegue ao local.
Cena 16: Confusão no banheiro
Boo precisa ir ao banheiro. Por isso, Sulley fica de guarda em frente à porta. Então, Boo começa a cantar. Eles brincam de esconde-esconde dentro do banheiro. Mike consegue encontrá-los. Logo depois, Randall entra.
Cena 20: O compactador de lixo
Sulley pensa que Boo está no compactador de lixo, por isso corre até a lata de lixo para salvá-la. Sulley fica aterrorizado ao ver o lixo sendo esmagado e triturado. Ele acha que Boo está ali dentro. Na verdade, Boo está em outra parte do prédio, ainda vestida de monstro e brincando com alguns monstros pequenos. Finalmente, Sulley e Mike a encontram.
Cena 21: O seqüestro de Mike
Sulley, Mike e Boo encontram a porta de Boo na sala dos sustos durante o horário de almoço. Bem que Randall tinha avisado… Mike abre a porta de Boo e entra em seu quarto escuro para ter certeza de que tudo está seguro, mas é capturado em uma caixa por Randall, que pensa que Mike é Boo. Sulley e Boo se escondem enquanto Randall fecha a caixa com Mike dentro.
Cena 26: O plano diabólico!
Reunidos, Sulley, Mike e Boo tentam escapar de Randall. No caminho, Celeste se junta ao grupo e Mike rapidamente explica a ela o plano de Randall. Eles chegam à sala dos sustos e procuram pela porta de Boo.
Cena 28: Despistando Waternoose
Sulley, Mike e Boo estão prestes a ser presos pelo Sr. Waternoose e pelos oficiais da Agência de Detecção de Crianças, mas Mike consegue despistá-los. Sulley entra com Boo na porta e deixa a criança em sua cama, mas Waternoose consegue entrar também. Enquanto Sulley e Waternoose brigam no quarto de Boo, o chefe revela seu plano de sequestrar crianças para deixá-las presas no extrator de gritos. Mas Waternoose está prestes a ser surpreendido. Eles não estão no quarto de Boo. Na verdade, eles estão no quarto de simulação da Monstros S.A. e tudo que Waternoose disse foi gravado. A ADC chega e o leva embora.
Cena 30: A sala das risadas
Mike entra sorrateiramente em um quarto de criança, mas em vez de assustar a criança, ele tenta fazê-la rir contando piadas bobas. Como última tentativa, Mike solta um arroto estrondoso e a criança começa a rir. Acontece que as risadas produzem dez vezes mais energia para a Monstros S.A. do que os gritos.
Walt Disney uma vez disse que as crianças adoram ser assustadas. Essa é a temática principal de Monstros S.A., um filme que assusta e diverte ao mesmo tempo. Depois de assisti-lo, tenha certeza de que a porta do armário está fechada…
SOBRE O AUTOR:
Michael Allen é roteirista em Los Angeles e já trabalhou em diversas séries animadas da MTV e Nickelodeon. Seu desenho animado favorito é “Scooby Doo”.