Uma viagem audiovisual tomará conta da Baixada Santista entre os dias 23 e 26 de novembro. É que o Curta Santos pega carona em um ônibus e leva para moradores de São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Caruara (Santos) e Juquiá, no Vale Ribeira, a Mostra Itinerante do Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens e do Dia Internacional da Animação.
O projeto itinerante, apelidado de CineÔnibus, transportará os melhores momentos das 9 edições do festival para toda a região. Através de equipamentos de projeção instalados dentro e fora do ônibus, transformando o veículo em um cinema móvel com lugares limitados em seu interior e ilimitados do lado de fora.
Para Ricardo Vasconcellos, diretor geral do Curta Santos, a principal intenção é dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento cultural desenvolvido pelo Festival desde a primeira edição:
“Tradicionalmente, realizamos uma mostra itinerante do Curta, mas dessa vez, antes de completarmos 10 anos, resolvemos inovar”, explica. “Com o CineÔnibus, a exemplo de projetos semelhantes realizados pelo Brasil, queremos levar a produção audiovisual caiçara até regiões que ela ainda não chegou. Vamos compartilhar essa paixão”.
Além das exibições, haverá debates e oficinas paralelas. A oficina de Produção Audiovisual será ministrada pela produtora Simone Brown, que apresentará os conceitos de todo processo de desenvolvimento de um produto audiovisual privilegiando o ponto de vista da produção. Já na oficina de Captação de Imagens, ministrada pelo cinegrafista Danilo Pimentel, os participantes aprenderão a relacionar imagens, sons, enquadramentos, posicionamentos e movimentos de câmera, desenvolvendo os elementos básicos da linguagem cinematográfica. Todas as atividades são gratuitas, mas para participar das oficinas é necessário fazer inscrição.
Confira a rota do CineÔnibus e a programação completa no site do festival: www.curtasantos.com.br/blog