É isso mesmo, amigo leitor, você não está ficando louco, estamos falando justamente sobre o desenho de som ou, para alguns, design de som. O que isso significa você vai descobrir nas próximas linhas deste artigo. Pois bem, é chegada a hora de saber um pouco mais sobre esta função em específico, que é de grande importância para um desfecho bem-sucedido, ou não, de uma obra cinematográfica.
Quando estamos tratando de um assunto relacionado ao cinema, todo e qualquer tema torna-se vasto e muito complexo. No assunto em questão, toda esta complexidade está atrelada à parte sonora da obra, parte esta que é uma das mais importantes no filme. Isso porque o som nos passa a sensação e a noção do que está sendo visto nas telas. Por mais que o lado visual seja forte, se este vier acompanhado do som, a sensação e a informação passadas ao espectador tornam-se muito mais intensas.
Todas essas sensações transmitidas pelo som não são feitas sem nenhum estudo e é por conta disso que existe o desenho de som, nada mais nada menos do que um estudo sobre toda a parte sonora que será utilizada na trama. Isso envolve desde o barulho do sapato até como será reproduzido o som do relâmpago de uma tempestade que vai ser utilizada no filme. Esse estudo não está ligado à trilha sonora da obra, pois trabalha os efeitos sonoros de forma individual, vale ressaltar também que o profissional responsável pelo desenho de som é um dos integrantes da equipe artística, assim como o diretor de fotografia, o cenográfo, o aderecista e tantos outros profissionais que estão envolvidos neste árduo trabalho.