Valorizar a produção cinematográfica da região e apresentá-la ao público. Esses são os objetivos do IRIS (Encontro de Realizadores Audiovisuais do Grande ABC), que começa hoje. O evento traz sessões, debates sobre questões da sétima arte e workshops especiais com entrada franca para cinéfilos e amantes do tema.
Em seu primeiro ano, a atividade busca levantar reflexões sobre obras locais e serve como momento propício para que produtores das sete cidades possam trocar ideias – e, quem sabe, dar o pontapé inicial para futuros projetos em conjunto. O encontro é uma parceria entre a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) e o Sesc Santo André e as ações ocorrem em diferentes pontos da cidade.
Um total de 18 curtas-metragens foram selecionados para fazer parte da programação, entre eles ‘Aluga-se’, de Diadema, ‘De Olho no Olho’, de São Caetano, ‘No Meio do Caminho’, de São Bernardo, e ‘Carol Anne’, realizado em Santo André.
Data: 03, 04 e 05 de maio
Horário: A partir das 19h30
Local: Auditório Heleni Guariba
Praça 4º Centenário. Tel.: 4997-1167, Paço Municipal
e sábado no Teatro do Sesc
Rua Tamarutaca, 302
Tel.: 4469-1200
Horário: A partir das 19h30
DEBATES E WORSHOPS
Além de acompanhar suspenses, dramas, ficções, videoclipes e documentários, o público poderá participar de palestras programadas para ocorrer logo após as sessões. Na noite de abertura, o diretor e fotógrafo Carlos Ebert (que trabalhou no clássico marginal ‘O Bandido da Luz Vermelha’, de Rogério Sganzerla) comanda conversa com o tema ‘Recursos Técnicos e Suas Influências na Estética da Imagem’.
Thalita Ateyeh, antiga coordenadora do Mix Brasil (Festival de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual), é a convidada de amanhã para falar sobre a difusão de curtas-metragens. Quem encerra os debates no fim de semana é o roteirista Luís Alberto de Abreu (de filmes como ‘Narradores de Javé’ e responsável pelo texto do seriado televisivo ‘Hoje é Dia de Maria’), chamado para levantar questões em torno das dificuldades e possibilidades da produção no Grande ABC.
O foco nos trabalhos regionais é mantido no workshop Editais Para Curta-Metragem: Como Interpretá-los, ministrado por Silvia Cruz, da distribuidora Vitrine Filmes. As inscrições para a aula devem ser feitas no Sesc Santo André.
A programação completa do IRIS está no site da Prefeitura e na página da ELCV.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZFpzIsqwPSM]