
O 6º Festival Internacional de Cinema do Funchal acontece de 12 a 19 de novembro em Madeira, Portugal. O programa 2011 conta com sessões competitivas internacionais de curta e longa metragens, além da competição regional, Premiere Madeira, e do programa especial sobre o mar, Naval Video Sub.
Há ainda as sessões não competitivas como as Comemorações do Ano Internacional e a AnimArte, voltada ao público infanto-juvenil.
Entre estas sessões não competitivas, uma homenagem é feita a Roberto Farias, diretor do filme O Assalto ao Trem Pagador (1962) e diretor e produtor de outros 56 longas-metragens como Prá frente Brasil (1982), Rico Ri à Toa (1957) e Cidade Ameaçada (1958). Este último selecionado como representante brasileiro de Cannes, em 1960.
A sessão-homenagem a Roberto Farias, chamada Retrospectiva Familia Faria, vai exibir alguns filmes do cineasta, e também longas e curtas-metragens de diretores, produtores e atores de sua família, como Reginaldo Faria, ator e diretor do filme O Carteiro (2010); Mauricio Faria, diretor de O Coronel e o Lobisomem (2005) e Verônica (2009); e Marcia Faria, assistente de direção de Carandiru, de Hector Babenco e de Abril Despedaçado, de Walter Salles e diretora do curta-metragem Estação (clique aqui para assistir), selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cannes de 2010.
Para saber mais acesse http://www.funchalfilmfest.com/