Em sua 8ª edição, o Festival Paraty em Foco consolida-se como um dos maiores festivais internacionais de fotografia do país. A programação é constituída por:
EXPOSIÇÕES
Todos já sabem que em setembro a cidade de Paraty é ocupada pela fotografia. Pois bem, este ano a palavra “ocupação” foi levada ao pé da letra: das 18 exposições, 12 estão à céu aberto. Imagens de Martin Parr, Cristiano Mascaro, Peter Funch, Luiz Garrido, Marcos López, Renan Cepeda, Luciano Candisani, Rodrigo Gómez Rovira, os coletivos Nitro Imagens + Alicate, Garapa, Galeria Experiência, TerraProject, entre outros, estarão espalhadas pela cidade dia e noite durante o festival.
Seguindo o processo de democratização iniciado há 2 anos, serão expostos trabalhos de artistas escolhidos através da Convocatória: Calé, Thales Leite dos Santos Pereira, Aline Motta e Coletivo Amazonas + 2.
+ VEJA ONDE E QUANDO ACONTECE O CIRCUITO ALTERNATIVO DE EXPOSIÇÕES DE PARATY
PROJEÇÕES
As projeções são uma maneira de ver a fotografia em escalas incomuns que valorizam o trabalho de fotógrafos celebrados e emergentes.
Não deixe de conferir as projeções paralelas, de diversos artistas, com destaque para a inédita “Moradores”, projeto elaborado com os habitantes da cidade pelo Nitro Imagens + Alicate.
+ SAIBA MAIS, VEJA ONDE E QUANDO ACONTECEM AS PROJEÇÕES
ENCONTROS | ENTREVISTAS
O Paraty em Foco contará com 12 Encontros | Entrevistas. Os ingressos serão vendidos com um dia de antecedência ou no mesmo dia da atividade no Lounge (R$ 15). Ficou pra fora ou não chegou a tempo? Os encontros são gratuitamente retransmitidos no Pátio da Casa da Cultura, no Lounge e na Tenda da Matriz. Profissionais de distintos países, reconhecidos mundialmente, discutirão sobre o presente e o futuro do fotojornalismo, a retomada da fotografia documental no contexto das transformações tecnológicas, entre outros temas.
WORKSHOPS
• 23 Workshops práticos e teóricos, com aulas dirigidas a fotógrafos profissionais, amadores e ao público interessado em produção cultural e editorial voltada à fotografia. Este ano, o festival oferece 450 vagas, 10% reservadas para bolsas de estudo direcionadas a moradores de Paraty. Além disso, são concedidos descontos para estudantes de fotografia e parceiros do festival.
LANÇAMENTOS_LIVRARIA
O Lounge NIKON é um dos espaços mais movimentados do festival. Além do estande oficial da NIKON, cheio de câmeras e lentes tentadoras, o espaço abriga a Livraria Paraty em Foco, onde organizamos 12 lançamentos e disponibilizamos títulos de editoras brasileiras e internacionais, abrindo espaço para publicações independentes e dos convidados do festival. Das grandes tiragens às cópias assinadas e numeradas, o objetivo da Livraria é incentivar a cultura do colecionismo de fotolivros no país. No Lounge também funciona a bilheteria de Encontros | Entrevistas e acontece a retransmissão ao vivo dos Encontros.
+ VEJA AQUI AS DATAS E HORÁRIOS DOS LANÇAMENTOS
LEILÃO
O Leilão Paraty em Foco acontece desde a primeira edição do Festival e já se tornou uma tradição. O evento funciona como um incentivo ao colecionismo, oferecendo obras de grandes fotógrafos e de jovens talentos [brasileiros e estrangeiros] a preços acessíveis.
O Leilão tem apoio do ADI-Ateliêr de Impressão e da Capricho Molduras.
+ VEJA AQUI OS FOTÓGRAFOS PARTICIPANTES, DATA E HORÁRIO DO LEILÃO
EXTRA
Além de todas as atividades previstas pelo festival, o núcleo EXTRA abriga manifestações diversas que fogem das demais classificações. É uma junção de atividades alternativas que desempenham papel importante no evento, ampliando o diálogo entre participantes. Entre as atividades EXTRA, está o Paraty em Foco Volante + Uma Casa portuguesa com Certeza [@Container localizado no Estacionamento do ITAE], o FOTO ESCAMBO e a BARQUEATA, que acontece no último dia do festival e propõe dar um descanso às câmeras.
+ VEJA AQUI AS DATAS E HORÁRIOS DA PROGRAMAÇÃO EXTRA
PROGRAMA COLECIONADOR, visando o estímulo ao colecionismo, à prática do mecenato e ao fomento da fotografia, os participantes podem colaborar diretamente com a receita do festival adquirindo uma obra numerada e autografada do fotógrafo Claudio Edinger.