filme “Paraísos Artificiais”

fotos: Juliana Rocco

 

 

 

O diretor Marcos Prado, fundador da Zazem Produções, acerta mais uma vez no cinema. Recentemente lançou o filme Paraísos Artificiais, sua primeira obra de ficção que enlaça a história de amor entre os jovens Nando (Luca Bianchi), Érika (Nathalia Dill) e Lara (Lívia de Bueno) em uma espécie de quebra-cabeça estilo Tarantino, em que os acontecimentos não seguem uma linha cronológica. A história mostra o envolvimento dos personagens com o cenário de drogas e festas libidinosas do século XXI.
Marcos Prado conta uma historia que, embora fictícia, corresponde à realidade dos adolescentes de hoje. As “raves” filmadas no nordeste brasileiro, em Amsterdã e no Rio de Janeiro, ao som de Djs famosos como Gui Boratto, ajudam a contextualizar a situação.
O filme não faz apologia às drogas, ele mostra que o preço dessa escolha pode ser cara. Pode tanto custar a vida de uns quanto à liberdade de outros, como na cena em que Nando sai da cadeia após ter se envolvido com “pessoas erradas”.
A produção também não pesa no julgamento de valor. Conforme o quebra cabeça se desfaz e se entende os conflitos dos personagens, abraçamos seus anseios e motivações, e compreendemos as razões pelas quais tomaram determinadas atitudes. O sentimento de culpa é muito presente na vida dos personagens, principalmente na de Nando e Erika, que perderam pessoas próximas e se responsabilizam por não terem agido na hora certa e por não poderem mudar o passado.

O filme tem três atos muito bem definidos e, como diferencial, o fato do conflito ser as próprias escolhas feitas pelos personagens, assim como seus desencontros.

Apesar do desenrolar não ser absolutamente uma surpresa, ficamos ansiosos para que tudo termine bem. O final é interessante, pois deixa implícito o que pode vir depois, mas não revela uma certeza, deixando ao espectador certa liberdade de imaginação. É inegável que a maioria espera que Nando e Erika se reencontrem e rompam com a lacuna do relacionamento que ficou pendente devido ao tempo que passou e as fases da vida que ficaram para trás.

Assista a entrevista do diretor e elenco ao programa Agora é Tarde, da TV Bandeirantes: http://www.youtube.com/watch?v=D4DdIflkjmM

Marcelo Macaue

Writer & Blogger

Related Posts:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Olá Pessoas! Marcelo Macaue

Delightful unreserved impossible few estimating men favourable see entreaties. She propriety immediate was improving.

Publicações Populares

  • All Post
  • Africa
  • America
  • Asia
  • Europe
  • Filmes
  • Fotografia
  • Travel Tips
  • Tutorial

Newsletter

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu e-mail para receber as atualizações.

Você foi inscrito(a) com sucesso! Um erro ocorreu.

Posts sobre filmes

  • All Post
  • Filmes

10/02/2017

Documentário “As sementes” revela iniciativas que unem cooperativismo, agroecologia e feminismo Com edição de...

Instagram

Categorias

Tags

Edit Template

Marcelo Macaue © 2025 – Todos os direitos reservados.

Não é permitido essa ação.