Conheça dez grandes compositores que marcaram o cinema
Howard Shore
Entre os trabalhos mais recentes – e de maior destaque – do compositor canadense Howard Shore, está a premiadíssima trilha sonora da trilogia O Senhor dos Anéis (Lord of the Rings). Mas apesar de muitos hoje associá-lo à adaptação ao cinema dos livros de J.R.R. Tolkien, Shore também foi um dos criadores de Saturday Night Live, o que demonstra sua versatilidade.
Sua carreira em trilhas para cinema começou em Os Filhos do Medo (The Brood, 1979), de David Cronenberg, e desde então Shore compôs para todos os filmes do cineasta, com a exceção de Na Hora da Zona Morta (The Dead Zone, 1983). A parceria rendeu mais de 12 longas, entre eles Sua Mente pode Destruir (Scanners, 1981), A Mosca(The Fly, 1986) e Crash – Estranhos Prazeres (Crash, 1996).
Shore também colaborou com diretores como David Fincher, em Seven – Os Sete Crimes Capitais (Se7en, 1995), Jonathan Demme – em O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, 1991) e Filadélfia (Philadelphia, 1993) -, e Martin Scorsese, para quem criou a trilha de O Aviador (The Aviator, 2004), Gangues de Nova York (Gangs of New York, 2002) e Os Infiltrados (The Departed, 2006).