por Carina Toledo
NASHVILLE
Esta escolha quanto ao processo de captação foi motivada pelo roteiro, que reuniu 24 personagens principais em uma trama que retrata o universo da música country e gospel de Nashville, Tennessee, em meio ao turbulento momento político que cercava as comemorações do bicentenário dos EUA.Para produzir seu drama musical de 1975, o diretor Robert Altman se uniu ao especialista de gravações em múltiplos canais Jim Webb. A parceria rendeu uma inovação técnica e fez de Nashville o primeiro filme a utilizar canais de som individuais para cada ator, para que cada voz pudesse ser acentuada ou diminuída na pós-produção.
Durante as filmagens, cada ator foi equipado com um microfone e Webb e o cineasta realizaram gravações de até sete atores simultaneamente – decisão ousada para a época. Apesar de nunca estarem todos reunidos em uma única cena até o concerto e comício político que encerra a história, capturar cada voz separadamente permitiu que os diálogos tivessem destaque mesmo quando gravados em ambientes barulhentos. As cenas musicais também são gravações das performances, sem inserir canções feitas em estúdio separadamente.
Os experimentos de Altman e Webb também resultaram em um sistema que permitia gravar uma conversa ao telefone em tempo real – técnica que mais tarde foi utilizada em Todos os Homens do Presidente (1976), filme sobre o escândalo Watergate premiado com quatro Oscars.