Uma pilha de latas de filme empoeiradas foi encontrada no porão do Museu Schenectady, contendo algumas das mais antigas transmissões de rádio do mundo. Os 20 áudios foram ouvidos pela primeira vez na estação de rádio WGY de Schenectady, entre 1929 e 1931. Um deles contém uma palestra feita por Thomas Edison em comemoração ao 50º aniversário da lâmpada incandescente. Um outro é parte de um jogo de basquete, considerada a segunda mais velha transmissão esportiva.
Eles foram registrados numa máquina que a GE desenvolveu em 1922, chamada de Pallophotophone, em uma das primeiras tentativas de gravar o som em filmes. O único problema dessa descoberta era que ninguém sabia como ouvir as gravações.
Quando Chris Hunter, curador do museu, deparou-se com as latas de filme, ele não tinha certeza do que havia descoberto. “Havia apenas um monte de rabiscos nas latas, dizendo que eram programas de rádio dos anos 1920”, contou. Então, ele pediu ajuda para John Schneiter, ex-engenheiro da GE e membro do Conselho do museu.
Em seguida, John conversou com Russ DeMuth, engenheiro do Centro de Pesquisas Global da GE, que aceitou o desafio e começou a construir sua própria versão do Pallophotophone para tentar descobrir como ouvir as gravações. Para isso, ele estudou esboços do original, desenhado por Charles Hoxie, que fora funcionário da GE há mais de 80 anos. “Não sabíamos como aquele aparelho tinha sido criado nem se essa tentativa ia funcionar. Não esperávamos ouvir nada”, disse Russ.
Todo esforço valeu a pena: nossos engenheiros conseguiram desvendar o mistério. Eles descobriram que a transmissão era referente ao Jubileu de Ouro de Edison, que se tratava de um teste transmitido em 21 de outubro de 1929.

A gravação deixou os especialistas em recuperação de áudio estupefatos pois ela foi gravada num filme de 35mm, com cada um contendo um série de 8 a 10 faixas de som paralelas. A máquina de Russ, acima, usa modernos motores e controles de computador para recuperar o som das gravações originais.
