
A escolha do elenco é um dos processos mais importantes no desenvolvimento de um projeto cinematográfico, mesmo que o cineasta já tenha na mente, e no roteiro, o que se deseja e como deve ser o protagonista. É neste momento que o cineasta escolhe quem será o responsável por dar vida ao personagem nas telas. E é justamente sobre o ou a protagonista que esse texto vai tratar, citando inclusive alguns exemplos para que não fiquem espaços para possíveis dúvidas.
O protagonista de um filme nada mais é do que o personagem principal da trama, ou seja, é a figura central da obra. Em torno deste personagem é que serão desenvolvidos os conflitos e todo o restante da história. Na grande maioria dos casos, o protagonista de uma obra cinematográfica é o mocinho do filme, aquele que muitas vezes sofre, mas no final acaba se dando bem. No entanto, nem sempre o protagonista de um filme tem de ser necessariamente o bonzinho da trama.
Temos então dois exemplos para os tipos possíveis de protagonistas. No primeiro exemplo, o protagonista é o mocinho, o herói Superman – ou Super-Homem, como queiram – do diretor Richard Donner, de 1978. Já na outra vertente, podemos citar o filme “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick, onde o protagonista Alexander DeLarge, conhecido no filme também como Alex, é o líder de uma gangue britânica que pratica diversos tipos de crime e atrocidades pelos bairros da cidade onde reside.
No caso dos curtas-metragens, também podemos observar um exemplo de protagonista malvada em “A Bonequinha”, da diretora Cinthia Cruz. Enfim, o importante é salientar como os protagonistas são fundamentais para a obra. Vale a dica de tentar descobrir os protagonistas dos filmes em nossa galeria de curtas.