Teaser, por que não? – Parte 1

 

Você certamente já assistiu a um filme depois de ficar louco ao ver o seu trailer. Vindos do Marketing, os teasers (“provocadores”, em inglês) tornaram-se uma obrigatoriedade no cinema. Muitas vezes divulgados antes mesmo do fim das gravações do filme, essas ações marqueteiras são as responsáveis por gerar expectativa e provocar um desejo insuportável no espectador, o qual só é saciado depois que o letreiro sobe e a curiosidade sobre a história teve fim. Um teaser pode ser uma cena do filme, uma sequência, ou um trailer – espécie de resenha sobre o filme – mas, em qualquer formato escolhido, sua função básica e primordial é fazer com que o filme seja assistido.

DURAÇÕES
A duração dos teasers varia muito, depende do que há para se mostrar e de como se mostrará. Um teaser que usa uma cena, provavelmente, não durará mais do que um minuto, o que usa uma sequência poderá oscilar para mais ou para menos, mas um trailer normalmente varia entre um minuto e meio e dois minutos e meio. Se você deseja fazer um teaser de uma produção sua, um bom começo é ver como são feitos os teasers de filmes do mesmo gênero ao qual a sua história se encaixa. Feito isso, chame o editor ou do it yourself.

COMO FAZER UM TEASER?
Comece escolhendo um corte que você acredita que chamará atenção. Tem uma cena da fita que deixa você boquiaberto? Use-a. Tem uma sequência que te deixa arrepiado? Pode ser uma boa pedida. Escolha cortes que despertem curiosidade, tente esquecer que você conhece a história como ninguém e a redescubra pelo que ela tem de mais belo, os chamados “beauty shots”, aqueles fragmentos em que o vídeo se assemelha a uma pintura e o audio a uma sinfonia. Ah, e sempre determine se você vai mostrar pouco ou muito a respeito do enredo da fita, isso ajudará a definir o tom do teaser e lembre-se: não destoe o desejo de assistir sua história do produto que você tem em mãos, pois você pode estar construindo uma grande decepção, como aquele filme que você adorou pelo trailer e saiu na metade da sessão decepcionado. Ou ainda, use isso a seu favor, se você não possui um filme tão atraente, tente fazer um trailer que convença alguém a assisti-lo e aguente as críticas que vierem depois.

CONSTRUINDO UM TRAILER INTERESSANTE
Como dito anteriormente, um trailer costuma possuir uma duração média entre um e dois minutos e meio, mas no caso do curta-metragem essa duração pode variar. Se você optar pela montagem de um trailer, deverá seguir alguns passos que já são convencionados, mas cabe a você inovar onde achar cabível e fazer de seu trailer um aperitivo saboroso para a sua história. Quer saber quais são esses passos? Veja no texto Teaser, por que não? – Parte 2.

Marcelo Macaue

Writer & Blogger

Related Posts:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Olá Pessoas! Marcelo Macaue

Delightful unreserved impossible few estimating men favourable see entreaties. She propriety immediate was improving.

Publicações Populares

  • All Post
  • Africa
  • America
  • Asia
  • Europe
  • Filmes
  • Fotografia
  • Travel Tips
  • Tutorial

Newsletter

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu e-mail para receber as atualizações.

Você foi inscrito(a) com sucesso! Um erro ocorreu.

Posts sobre filmes

  • All Post
  • Filmes

10/02/2017

Documentário “As sementes” revela iniciativas que unem cooperativismo, agroecologia e feminismo Com edição de...

Instagram

Categorias

Tags

Edit Template

Marcelo Macaue © 2025 – Todos os direitos reservados.

Não é permitido essa ação.