TÉCNICAS DE ILUMINAÇÃO – PARTE 1B

por Espaço Digital

Luz de fundo ou de cenografia: A luz de fundo, chamada também, luz de cenografia, é usada para iluminar o fundo (ciclorama) do cenário ou áreas fora da área principal de atuação. Para que as sombras do fundo incidam sobre o mesmo lado que as da pessoa ou o objeto que se encontra frente a este, esta luz deve chegar até o fundo mesmo, da mesma direção que a luz chave. Como se poderá ver na ilustração, a luz chave está colocada ao lado direito da câmera, o que provoca que as sombras caiam sobre o sujeito ao lado esquerdo da câmera. Em consequência, a luz de fundo também deve ser colocada no lado direito da câmera, para que as luzes que se vê na câmera do lado esquerdo correspondam as do primeiro plano. Se a luz de fundo se coloca contra a luz chave, o observador pode supor que a cena foi iluminada com distintas fontes de iluminação, ou pior, que existam dois “sóis” no nosso sistema solar.

Frequentemente a luz de fundo vai mais alem da função de suporte e tem um papel mais importante na produção. Alem de acentuar o fundo (de outra forma seria aborrecido e monótono), se desenha um facho de luz sobre este, se projeta um gobo com um desenho interessante, ou pode ainda proporcionar indicadores importantes ao programa, sobre a situação, a hora do dia e a atmosfera. Por exemplo, uma projeção de um gobo que simule as barras de uma cela sobre o ciclorama, em combinação com o ruído metálico das portas de uma prisão, indica o acontecimento em uma cadeia.

Uma faixa larga de luz ou sombras extensas que caem ao longo de um muro traseiro em um cenário interior sugere que a ação acontece à tarde ou ao anoitecer. Geralmente, os fundos escuros e as sombras distintas sugerem uma cena chave baixa (fundo escuro com iluminação seletiva de rápida declinação) e uma atmosfera dramática ou misteriosa. Por outro lado, um fundo iluminado e uma iluminação básica geral de nível alto, criam uma cena chave alta, com uma atmosfera rítmica e alegre. Esta é a razão pela qual se iluminam as comédias com maior quantidade de luz (níveis de iluminação básica mais altos e menor contraste) que os dramas e mistérios (níveis de iluminação mais baixos e com maior contraste). É importante não confundir chave alta ou chave baixa com a posição em que se suspende a luz chave, verticalmente mais acima ou mais abaixo, nem com a intensidade a que se acende.

Se o que se efetua é uma iluminação de fundo normal no interior de um cenário, convém manter a parte superior do mesmo bem mais escura, só com a metade ou porções inferiores (das paredes) iluminadas. O motivo desta prática comum de iluminação tem resultados óbvios. Primeiramente quase toda a iluminação que se efetua em interiores se desenha para que a ação se leve em áreas de trabalho baixas em lugar de que se realize nas partes altas das paredes. Segundo, as cabeças dos atores contrastam melhor contra um fundo ligeiramente escuro. Demasiada luz nas alturas pode provocar efeitos tipo silhueta, que dão ao rosto um tom escuro, pouco usual. Por outra parte, o mobiliário e o vestuário de tons médios ou escuros se distinguem de forma agradável sobre um cenário cujo fundo está mais iluminado na porção baixa.


Luz lateral:
 Em geral se coloca a um lado da pessoa e pode funcionar também como luz chave ou de preenchimento. Quando se emprega como luz chave, produz uma declinação rápida e provoca sombras densas na metade do rosto; quando se emprega como de preenchimento, ilumina por completo o lado sombreado do rosto. Se for usada como chave e de preenchimento em locais opostos, ambos os lados do rosto ficarão brilhantes e na frente permanecerá sombreado. Se empregadas de modo apropriado, tal efeito pode ter um resultado bastante dramático.

A luz lateral se converte em uma fonte de iluminação essencial quando o arco da câmera é muito amplo. Por exemplo, se a câmera se move ao redor da pessoa (da posição das 6 às 10 horas no relógio) a luz lateral assume a função de luz chave, quer dizer que deve ser capaz de modelar a figura (iluminação para obter um efeito tridimensional). Apesar de que as luzes diretas Fresnel na posição difusora se utilizam quase sempre como luzes laterais, o uso de luzes abertas como laterais produzem efeitos de iluminação interessantes.

Para obter uma iluminação muito brilhante, a luz chave pode apoiar-se com luzes de preenchimento laterais. A luz de preenchimento proporciona, ao lado chave da pessoa, uma iluminação básica; por sua parte, a luz chave produz os reflexos e os acertos necessários.

 


Luz de retrocesso: Como luz de retrocesso se utiliza geralmente uma luz direta Fresnel muito focada, a qual incide sobre a pessoa desde atrás e contra a câmera e a luz chave (isto é, ao lado da luz de preenchimento). Seu propósito principal é dar relevância ao contorno da pessoa, onde a declinação da luz chave se faz mais densa e a sombra da pessoa tende a fundir-se com a escuridão do fundo. A função da luz de retrocesso é semelhante à luz traseira, com a diferença de que a de retrocesso “delinea” ao sujeito não desde a parte superior traseira, mas sim, desde o lado inferior e de atrás.


O princípio fotográfico ou a iluminação em triângulo 

Como parte da arte da fotografia, a televisão está sujeita aos princípios de iluminação da fotografia. O mais básico destes princípios é o da iluminação em triângulo, que consiste em três fontes principais de iluminação: A luz chave, a luz traseira e a luz de preenchimento. Cada uma deve ser colocada para cumprir de maneira satisfatória, a função para a qual tenha sido designada. A luz traseira em posição oposta à câmera, e diretamente atrás da pessoa; as luzes chave ou de preenchimento aos lados da câmera e a frente e a um lado da pessoa. A este tipo de instalação se denomina iluminação em triângulo.

Técnicas de Iluminação

Quando a aplicação dos princípios fotográficos na iluminação se torna comum, é possível recorrer a outras técnicas, entre as quais se incluem:
• 1 Iluminação para a ação contínua,
• 2 Iluminação de grandes áreas,
• 3 Iluminação com fundo escuro,
• 4 Iluminação de silhueta,
• 5 Iluminação de Chroma-key…
• 6 Controle de sombras dos olhos e o boom.

Marcelo Macaue

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